O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, é comemorado em mais de 150 países. É o dia de se lembrar que o alimento de qualidade e seguro é um dos direitos fundamentais contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em dias tão corridos como os de hoje, ter acesso a comidas saudáveis, abrindo mão dos produtos industrializados, não é fácil.

Mas há quem faz da boa alimentação um estilo de vida. Abaixo, você confere quatro famosos que mudaram radicalmente o jeito de ver a comida e ajudam a disseminar as ideias de que comer com qualidade é o melhor caminho para uma vida melhor. Confira!


Bela Gil
Filha do cantor e compositor baiano Gilberto Gil, Bela ganhou notoriedade na cozinha como chef. Ela apresenta o programa "Bela na Cozinha, no canal GNT, que prega alimentação saudável com sabor e qualidade. As suas receitas prometem o bem estar para o corpo e para a mente, além de serem sustentáveis em termos ambientais. Saiba mais aqui.

Jamie Oliver
O chef britânico Jamie Oliver é um grande defensor de uma alimentação leve, prática e saudável. Há anos, ele luta para convencer as pessoas – em especial os mais novos – a se alimentar bem, trocando o fast food por comida natural e feita em casa. Neste ano, ele liderou uma campanha na internet para forçar os países do G20 a adotar o ensino de gastronomia para crianças nas escolas, ensinando-as a consumir produtos que elas mesmas possam plantar. A petição teve mais de 1,5 milhão de assinaturas. Confira abaixo o vídeo da campanha.
 

Reynaldo Gianecchini

Reynaldo Gianecchini
O ator global mudou radicalmente a alimentação depois de vencer um câncer, conhecido como "linfoma não Hodgkin". Ao programa "Estrelas", da TV Globo, ele contou que adotou a "alimentação ayurvédica". Ele também revelou evitar lactose e glúten e diminiu a ingestão de alimentos de origem animal. "Estou querendo cada vez mais comer menos bicho. Já tem uns dois anos. Não tenho vontade de comer mais nenhum animal. Só não paro de vez porque tem pouca opção", concluiu.

Biel Blaum
O garoto de 13 anos cozinha desde os 8, quando decidiu largar a escola e estudar em casa. Filho de uma família nômade, Biel é vegetariano e gravou vários vídeos no Youtube ensinando crianças a terem uma alimentação saudável. Atualmente ele estuda gastronomia no México. Abaixo, você confere um dos vídeos mais acessados do pequeno chef, gravado em 2012.