Contrabaixista Alberto Continentino vai além dos bastidores

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
06/07/2015 às 06:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:46
 (Divulgação)

(Divulgação)

Quem tem o costume de olhar encartes de discos, observando os nomes dos músicos que trabalharam nas gravações, sabe que Alberto Continentino é um nome constante na produção musical carioca. Como baixista, já acompanhou gente graúda como Caetano Veloso e Milton Nascimento e vive envolvido nos projetos de amigos como Kassin, Domenico Lancelotti, Moreno Veloso e Adriana Calcanhotto.

Mas somente agora, aos 37 anos, Alberto coloca no mercado seu primeiro álbum, “Ao Som dos Planetas” (Tratore). “Foi o momento em que as composições amadureceram. Eu senti que elas tinham razão de existir e de serem gravadas. Fora isso todo o processo para se fazer um disco independente é sempre demorado. É preciso a disponibilidade de todos os envolvidos e não existe um prazo para se cumprir cada etapa”, conta o artista, que contou com participações de músicos bem interessantes, como o guitarrista Mark Lambert, o saxofonista Leo Gandelman e o tecladista Donatinho.

Em família

Houve um outro fator importante, que alterou os planos de lançamento do trabalho. “Ao Som dos Planetas” foi realizado em parceria com Vivian Miller, esposa de Alberto e principal voz do álbum. No meio do processo, o casal teve dois filhos e houve uma interrupção nas gravações e edição.

No fim das contas, o disco é uma representatividade da parceria construída com Vivian, que antes desse processo não tinha experiência direta com a música – ela é bailarina e designer, na verdade.

Nos intervalos

“Ela me ajudou muito no processo de compor, dando ideias e boas opiniões. Além disso eu sempre percebi nela um grande talento para música, uma boa memória musical, um timbre de voz bonito e afinado. Das minhas músicas selecionadas algumas eram canções e decidimos cantar em dueto. Para algumas músicas instrumentais eu estava na dúvida de orquestração para melodia e na última hora veio a ideia de usar nossas vozes para essas também”, conta Alberto, complementando que os ensaios do casal acontecem depois que as crianças vão dormir.

O segundo disco não vai demorar como o primeiro. Músicas novas estão sendo feitas com os parceiros e algumas delas já serão experimentadas nos shows.

Das 11 faixas do álbum, seis são assinadas apenas por Alberto e outras com parceiros, como Moreno Veloso e Domenico Lancellotti
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por