Como estabelecer limites saudáveis para o acesso de crianças à internet e à tecnologia? Em seu novo livro, a educadora e escritora carioca Tania Zagury tenta ajudar pais e educadores no desafio de criar os jovens “millenials”. Intitulada “Os Novos Perigos que Rondam Nossos Filhos” (Bicicleta Amarela / Rocco), a publicação será lançada nesta quarta-feira (25), no auditório do Mater Dei, pelo Sempre um Papo. Na ocasião, além de ministrar palestra sobre o assunto, Zagury responderá a dúvidas dos participantes.

A educadora conta que decidiu escrever o livro ao observar que pais jovens têm dado aos filhos o acesso cada vez mais prematuro à tecnologia. “São pais na faixa de 30 anos, da chamada Geração Y, que já nasceram com computador e internet. Por isso, vêm com tanta naturalidade esse acesso”, explica Zagury, que já publicou 25 livros no Brasil e no exterior. 

Para a educadora, por mais que a tecnologia esteja presente na vida cotidiana, nunca se deve esquecer que crianças e adultos têm percepções totalmente diferentes. “Se um adulto resolve que não quer ver um conteúdo, ele não vê. Já a criança não é regida por essa maturidade. Se ela sente curiosidade, assim que tem oportunidade, vai clicar”, alerta, ressaltando riscos como o contato com a pornografia e a exposição à pedofilia.

Zagury defende que os pais devem se informar sobre quais perigos os filhos podem enfrentar para estabelecer os limites. “A intenção não é criar a ideia de que dar o acesso é errado, mas auxiliar os pais nesse processo decisório”, afirma, lembrando que muitas alternativas são possíveis. “Vejo pais que nem mesmo usam as ferramentas que a própria web oferece, como os filtros e senhas. Também é preciso incentivar atividades que sejam estimulantes ao desenvolvimento da criança, como brincar e criar”, finaliza.

Serviço: Sempre um Papo com Tania Zagury. Nesta quarta-feira (25), às 19h30, no auditório do Mater Dei (rua Gonçalves Dias, 2.700, Santo Agostinho). Entrada franca.