Contagiado pelo clima de Natal, o Coral Ars Nova brinda o público com dois concertos alusivos ao tema, no qual apresentará a primeira parte do “Oratório de Natal”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte, professora da Escola de Música da universidade. O primeiro está previsto para hoje, às 20h, no Cine Theatro Brasil – Vallourec, e será registrado, para a produção de um DVD (com lançamento previsto para março do ano que vem).

“A gente está fazendo um trabalho bem elaborado, e o coral amadureceu muito. O grupo já tem condições de fazer um trabalho de mídia gravada, e é uma forma de a Universidade presentear o público em geral com o DVD”, ressalta a maestrina.

Entrada livre

Já a segunda apresentação acontece amanhã, também às 20h, mas na Capela Nossa Senhora da Conceição do Colégio Arnaldo. A entrada é franca, mas os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimento não perecível.

Para a maestrina Iara Fricke Matte, a escolha de Bach é perfeita para essa época do ano, não bastasse o que as peças representam para a música erudita. “Bach compôs seis cantatas, das quais apresentaremos as três primeiras, e que tiveram sua estreia nos dias 25, 26 e 27 de dezembro de 1734”, ressalta.

A primeira cantata foi batizada de “Regozijai-vos, cantai de alegria! Louvai estes dias!”; a segunda, de “Havia pastores na região”, e a terceira, “Oh soberano dos céus, ouça o murmúrio”. As outras três estrearam em 1735 – nos dias 1º, 2 e 6 de janeiro– e o compositor as agrupou em um grande oratório.

O Ars Nova, vale lembrar, retomou suas atividades em abril deste ano, sob a regência de Fricke Matte, após um hiato de cinco anos. A volta aos palcos aconteceu em maio, com um repertório de obras renascentistas e contemporâneas, e homenageou o maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca. O coral conta com uma nova formação e a proposta de trabalho é eclética e dinâmica, com espaço para o repertório de música antiga e contemporânea.

Ars Nova – Dois concertos. Hoje, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça Sete, Centro). Os ingressos podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, das 12 às 20h, no local. Amanhã, no mesmo horário, na Capela Nossa Senhora da Conceição do Colégio Arnaldo (rua Ceará, esquina com av. Carandaí, Santa Efigênia). Entrada franca (pede-se doação de um quilo de alimento não perecível, exceto sal e fubá)