Décima edição do Festival Varilux de Cinema Francês começa quinta-feira em BH

Jéssica Malta
01/06/2019 às 21:40.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:55
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Com a expectativa de ultrapassar 1 milhão de espectadores, o tradicional “Festival Varilux de Cinema Francês” chega à décima edição em 2019. A maratona, que acontece em Belo Horizonte nas salas do Cinemark Pátio Savassi, Cine Belas Artes e NET Cine Arte Ponteio, começa na quinta-feira  e vai até 19 de junho com a exibição de 17 filmes, dentre eles produções inéditas e uma clássica.

No ano passado, houve exibições em 118 salas de 88 cidades brasileiras, atraindo um público de 172 mil pessoas.

Desta vez, o festival acontece simultaneamente em todas as regiões do país e tem como um dos destaques a animação “Asterix e o Segredo da Poção Mágica”, de Alexandre Astier e Louis Clichy, que estreia em solo brasileiro depois de ter vendido mais de 4 milhões de ingressos nos cinemas da França.

O personagem, conhecido dos quadrinhos – que o transformou em um dos símbolos da resistência francesa à globalização – caiu no gosto do público do mundo inteiro quando integrou a programação do festival, há nove anos. 

“Menciono também os filmes ‘Graças a Deus’, de François Ozon, vencedor do Urso de Prata deste ano e também ‘A Revolução em Paris, de Pierre Schoeller”, destaca Lucas Moraes, gerente cultural da Aliança Francesa BH, uma das parceiras do evento. “São filmes consagrados pela crítica e premiados”, sublinha.DIVULGAÇÃO

Vencedor do Urso de Prata, “Graças a Deus” é outro destaque

Moraes destaca a evolução do festival ao longo da última década. “As edições iniciais eram bem menores, mas nos últimos dois anos a programação expandiu para mais de duas semanas. A expectativa é alcançar um público ainda maior”, conta. 

A ampliação do festival também é uma forma de aumentar a divulgação da cultura e da língua francófona, lembra o gestor. “Em Belo Horizonte temos alguns eventos voltados para isso, mas com o cinema, conseguimos alcançar um público maior e mais diverso”, acredita.DIVULGAÇÃO

“Astérix e o Segredo da Poção Mágica” estreia no país

Quanto às produções cinematográficas, Moraes ressalta que, embora muitas pessoas atribuam uma imagem hermética aos filmes franceses, o viés tem se modificado nos últimos anos.

“Está se aproximando mais do cinema comercial, daquilo que já é feito pelo cinema norte-americano. Ainda que mantenha suas raízes”, pondera. 

SERVIÇO:

Festival Varilux de Cinema Francês
De quinta-feira a 19 de junho, no Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581); Cinemark Pátio Savassi (Av. Do Contorno, 6.061, Savassi); Net Cineart Ponteio (Ponteio Lar Shopping – BR-356, 2.500, Santa Lúcia). Sessões especiais no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro) e no MIS Cine – Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). Confira a programação completa no site: variluxcinefrances.com

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por