Em 1972, Décio Noviello causou um verdadeiro encantamento coletivo com o happening “Do Corpo à Terra”, que marcou a inauguração do Palácio das Artes. Nesta terça-feira (8), o artista mineiro, hoje aos 89 anos, reviverá a intervenção no Passeio Niemeyer, espaço fronteiriço entre o Parque Municipal e o complexo cultural. 

No happening, Noviello utiliza granadas de fumaça com cores vibrantes, antecipando o conceito de pintura em campo expandido. “Eu estudava química e descobri essas granadas, que eram usadas para  identificar as tropas”, conta artista sobre o equipamento utilizado pelo Exército Brasileiro e até no Vietnã. 

A intervenção, porém, o transgride a prática militar ao dispor das granadas de forma lúdica e artística. “É uma fumaça colorida muito linda, que enfeita bastante o espaço”, afirma Noviello. Outros trabalhos do artista mineiro também podem ser apreciados na exposição “Cor Opção”, que integra a programação do ArteMinas e ocupa a galeria Genesco Murta até dia 21 de outubro.

Serviço: Décio Noviello apresenta “Do Corpo à Terra”. Terça-feira (8), às 19h,  no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 737 – Centro). Entrada franca.