'Democracia em Vertigem', da mineira Petra Costa, é indicado ao Oscar de melhor documentário

Juliana Baeta
jcosta@hojeemdia.com.br
13/01/2020 às 11:12.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:16
 (Divulgação )

(Divulgação )

O documentário "Democracia em Vertigem", disponível na Netflix e com direção da belo-horizontina Petra Costa, de 36 anos, é o nome brasileiro no Oscar 2020. A Academia divulgou, nesta segunda-feira (13), a lista com os indicados. Concorrem com a produção brasileira na categoria Melhor Documentário as obras "American factory", "The cave", "For Sama" e "Honeyland". Não por acaso, "Oscar" e "vertigem" já são os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda. 

Congratulations to the Documentary Feature nominees! #OscarNoms pic.twitter.com/CThhiJM5zS— The Academy (@TheAcademy) January 13, 2020

O longa narra, a partir da percepção da própria Petra, os acontecimentos que precederam e culminaram no impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016. A produção de 2019, mais do que trazer os registros da época, dão um relato pessoal e íntimo sobre a situação política do país desde o primeiro mandato do presidente Lula até o impeachment. 

Aclamado desde o seu lançamento, o filme estreou mundialmente no Festival de Cinema de Sundance de 2019, tendo sido indicado a prêmios como o do próprio festival, o CPH:DOX e o Prêmio Tim Hetherington. 

Assista ao trailer:

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por