Depois dos 7 X 1 da Alemanha, Daniel Kfouri retorna a BH

Clarissa Carvalhaes/Hoje em Dia
10/09/2014 às 07:55.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:08
 (DANIEL KFOURI/ )

(DANIEL KFOURI/ )

O projeto “Foto em Pauta” traz nesta quarta-feira (10) a Belo Horizonte Daniel Kfouri – um dos nomes de destaque da nova geração da fotografia no Brasil. Premiado internacionalmente (nos concursos do WorldPress Photo em 2010 e no Picture of the Year Latin America de 2011), o moço começou a fotografar em 2001 – quando viajou por um mês pela Europa carregando a câmera da sua ex-namorada. Quando voltou ao Brasil estava certo: era hora de abandonar a carreira designer gráfico e seguir viagem com a nova paixão.

Hoje, aos 39 anos e mais lúcido, Kfouri lamenta que seja tão custoso ser fotógrafo profissional no Brasil. “De repente, se você conhece as pessoas certas, as coisas podem mudar. Enquanto elas permanecem é preciso produzir muito e sempre. Um dia as coisas acontecem e podem até virar livro”.

Livro que, aliás, ele faz planos para tirar da gaveta há algum tempo. E olha, o que não falta é talento: Kfouri está no ranking dos mais bem sucedidos e reconhecidos fotógrafos de esporte do país (e sim, ele é filho do jornalista esportivo Juca Kfouri).

Aliás, é dele um dos ensaios mais emblemáticos feitos com o Corinthians. No ano seguinte ao rebaixamento do clube, em 2007, Kfouri acompanhou todos os 38 jogos na série B.

“Claro que quando ele caiu sofri muito, mas profissionalmente esse embate na segunda divisão foi muito importante para crescer e aparecer. Pude criar e acompanhar o time. Tive a liberdade de criar à minha maneira”, recorda.

Apesar da série “Culto ao Corpo” ser seu trabalho mais recente, o fotógrafo aponta outros dois ensaios como seus favoritos: “Heróis I e II” – feitas em preto e branco e a cores, as imagens foram produzidas em Cuba. “Já que não ganharam um livro, quem sabe daqui a uns 20 ou 30 anos a gente faz uma retrospectiva?”, brinca ele.

“Hoje o esporte é quem paga minhas contas, mas tento sempre fazer trabalhos sociais. Gosto de atuar na linha documental, para além do fotojornalismo. Isso me permite caminhar, levar minha experiência para outros campos e descobrir novos caminhos”.

“Foto em Pauta” com Daniel Kfouri, nesta quarta, às 19h30, no Multiespaço Oi Futuro (av. Afonso Pena, 4001). Entrada franca.

Para conhecer mais o fotógrafo acesse o site danielkfouri.photoshelter.com/

Prêmio Brasil Fotografia 2014

Já está disponível, no site premiobrasilfotografia.com.br, o edital do Prêmio Brasil Fotografia – destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no país.

Para participar, é necessário que a apresentação de ensaios, séries fotográficas ou projetos elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, mostre a diversidade de abordagens possíveis. As inscrições para concorrer ao Prêmio são on line e podem ser feitas até 19 de outubro.

A Comissão de Premiação 2014 é composta pelos fotógrafos Geórgia Quintas e Walter Firmo; pelo artista visual Cildo Oliveira; pela jornalista Leonor Amarante e a pesquisadora Simonetta Persichetti.

Os prêmios variam entre R$ 15 mil e R$ 50 mil. Uma exposição com os trabalhos premiados será apresentada 15 de janeiro de 2015.

O fotógrafo Boris Kossoy foi indicado ao Prêmio Brasil Fotografia Especial em 2013.



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por