Detalhes finais para reabertura do Cine Brasil após 13 anos

Júlia de Andrade - Do Hoje em Dia
11/09/2012 às 07:12.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:10
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Belo Horizonte está prestes a receber de volta o antigo Cine Teatro Brasil. A casa de espetáculos é uma das mais antigas do Estado e passa por um processo de revitalização que já dura cinco anos. Até o fim de outubro será divulgada a data prevista para a reabertura.

Fechado desde 1999, quando os cinemas de rua perderam espaço para os shoppings, o local será transformado no V&M Brasil Centro de Cultura, e vai modificar a paisagem da Praça 7.

O prédio é tombado como bem cultural pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Quando inaugurado, terá as salas mais antigas em uso na capital.

O grande desafio do projeto é acrescentar a tecnologia atual sem perder a história da década de 1930, conforme explica o superintendente da Fundação Sidertube, Alberto Camisassa.

“Estamos tentando preservar ao máximo a arquitetura do cinema antigo. Proporcionar conforto e manter a arquitetura original é um trabalho delicado”, diz.

Prévia

A reforma inclui a instalação de ar-condicionado, telas, iluminação e poltronas novas. A fachada já foi finalizada e exibe para os belo-horizontinos uma prévia do tradicional Cine Brasil, em versão modernizada.

“A nossa preocupação é que fique um lugar lindo, espetacular”, explica Camisassa. Ele não quis informar o valor investido na renovação do espaço, referência da arte e do encontro dos belo-horizontinos no século passado, no coração da capital.

O prédio, que há anos recebia espectadores, hoje é frequentado por uma equipe de arquitetos, engenheiros e eletricistas. Tanto trabalho, no final, além da sala de cinema e teatro, vai render outros atrativos, como cafeteria, galeria e museu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por