A crise econômica ainda afeta muitos trabalhadores e tem muita gente se perguntando como fará para comprar um bom presente para o Dia das Mães. Mas que tal fazer diferente neste ano? Em vez de gastar muito dinheiro com um produto, você pode convidar a sua mãe para um passeio em família, que pode sair mais barato e divertido para todos.

Que tal convidá-la para uma feirinha e deixá-la escolher um presente artesanal? Ou assistir a um show em família? Neste fim de semana, a boa pedida é convidar a mamãe para curtir a quinta edição do Circuito Sapucaí, que terá várias opções de carne de porco e comida peruana. Tem ainda a inauguração do mural do Shopping Xavantes, com direito a distribuição de pipoca, algodão-doce e passeio pelas ruas do Centro de Belo Horizonte.

Confira as atrações gratuitas deste fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (10)

Brincadeiras com Lady Bug, DPA e Alvin

A criançada que gosta dos personagens do canal pago Gloob vai se divertir no Boulevard Shopping a partir desta sexta. Será possível participar do clubinho secreto dos Detetives do Prédio Azul para desvendar um grande mistério; conquistar um dos poderes da personagem Matilde, de Porto Papel; enfrentar um desafio relâmpago na Escola de Gênios; resgatar os Kawamis ao lado dos super-heróis Ladybug e Cat Noir; ecurtir a piscina de bolinhas de ALVINNN!!! E Os Esquilos. Para participar, basta se inscrever no local.
Onde: Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000)
Quando: domingo a sexta-feira, das 14h às 19h30, e sábados, das 12h às 20h30

 

Família sobe ao palco para tocar samba

O grupo musical Samba em Família apresenta as músicas autorais e inéditas que compõem o disco “Gielton – Tijolo e Água” no Centro Cultural UFMG. O show conta ainda com clássicos da bossa nova e do samba.
Onde: Centro Cultural UFMG (av. Santos Dumont, 174, Centro)
Quando: sexta, às 19h30

 

Feira apresenta arte do Jequitinhonha

O público tem até sábado para conferir a 20ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, realizada pela UFMG, na Praça de Serviços. Cerca de 90 profissionais de 27 municípios e 48 associações apresentam produção artesanal de diversas tipologias de fios e tecidos, argila, madeira, fibras vegetais e materiais sintéticos. Também estão presentes os povos indígenas Aranã e Cinta Vermelha, do município de Araçuaí, e o Quilombo Raiz, de Presidente Kubitschek.
Onde: Praça de Serviços do campus Pampulha na UFMG
Quando: sexta, das 9h às 19h, e sábado, das 9h às 14h

 

Família aprende sobre ciência com interatividade

Crianças e adultos podem aprendem sobre ciência brincando. Essa é a proposta da exposição interativa “Xperience”, que apresenta equipamentos que buscam instigar a observação do mundo de um modo novo. Entre os aparelhos, está um jogo em que a pessoa deve tentar passar uma argola por um trilho sem encostar nele. Caso isso aconteça, um sistema de energia é acionado.
Onde: Itaú Power Shopping (av. David Sarnoff, 5160, Cidade Industrial, Contagem)
Quando: segunda a sábado, das 12h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

 

Música ao vivo e encontro de food truck

O projeto Na Calçada deste mês apresenta um show cheio de músicas que costumam agradar as mamães, que serão apresentadas por Thais Salles e Percussão. O público também vai contar com um encontro de food trucks.
Onde: Shopping MinasCasa (av. Cristiano Machado, 3411, Ipiranga)
Quando: sexta, às 18h

 

Feirinha tem leque variado de produtos

A Feira de Tudo realiza uma edição especial para o Dia das Mães nesta sexta. A feirinha conta com produtos de diversas vertentes: acessórios, roupas, brechó, cosmético natural, artes gráficas, papelaria, decoração, plantas, entre outros.
Onde: Na praça em frente a Escola de Arquitetura da UFMG (rua Paraíba, 697)
Quando: sexta, das 9h às 19h

 

Truck distribui café na Praça da Liberdade

De sexta a domingo, Coffee Truck da Melitta estaciona no Centro Cultural Banco do Brasil, para convidar as famílias a tomarem um café fresquinho. O público poderá conferir mais de dez tipos de café, inclusive um drink feito com a bebida e brigadeiro. Uma boa para quem gosta de passear pela Praça da Liberdade aos finais de semana.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade)
Quando: sexta e sábado, das 9h às 17h; domingo, das 8h às 17h

 

SÁBADO (11)

Shopping inaugura mural com evento para as famílias

O Shopping Xavantes realiza a inauguração oficial do grande mural pintado pelo artista Fhero neste sábado. Durante a festa, o público poderá conferir uma “live painting” do artista (ocupando algumas paredes brancas do shopping), comer pipoca e algodão-doce de graça, além de passear pelo Centro da cidade no Trem da Alegria. Para as mamães, será montado um salão de beleza dentro do centro de compras.
Onde: Shopping Xavantes (rua Curitiba, Centro)
Quando: sábado, das 10h às 13h

shopping xavantes

O Shopping Xavantes ganhou um mural colorido de 1.200 metros

 

Carne suína e comida peruana na Sapucaí

Neste sábado, a Rua Sapucaí vai virar, mais uma vez, um corredor cultural e gastronômico, com atrações para crianças e adultos. A quinta edição do Circuito Sapucaí terá como tema o “Dia do Porco”, em comemoração aos 7 anos do restaurante Salumeria Central. A gastronomia peruana também será destaque na edição, com o chef peruano Marco Espinoza, barracas de doces típicos do peru, músicas e danças tradicionais andinas.
Onde: Rua Sapucaí, 527, Floresta
Quando: sábado, das 12h às 20h

 

Academia Orquestra Ouro Preto estreia em BH

A Academia Orquestra Ouro Preto, formação jovem da Orquestra Ouro Preto, realiza o seu primeiro concerto em Belo Horizonte neste fim de semana. No repertório, estão diferentes momentos da música de concerto, como o "Prelúdio das Bachianas Brasileiras Nº4", de Heitor Villa-Lobos, e o tango "La Muerte Del Angel", de Astor Piazzolla.
Onde: Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários)
Quando: sábado, às 20h

 

Festejo reúne centros de Umbanda da capital

O tradicional festejo denominado "Noite de Libertação", que acontece há 37 anos na praça 13 de Maio, no bairro da Graça, acontece neste sábado. A festa recria no espaço público o ritual que é realizado dentro dos terreiros. Os centros de Umbanda que integram a festa se reunirão na praça recebendo o público com atabaques, incensos, cantigas, orações, comidas típicas e passes, tudo distribuído gratuitamente.
Onde: Praça 13 de Maio, Bairro da Graça
Quando: sábado, às 18h

 

Feira conta com meditação, ioga e oficina

Além de produtores de diferentes áreas da economia criativa, a Feira Livre conta com prática de ioga, meditação, roda de ginoterapia e oficina de embalagens de papel reciclado. As atividades são gratuitas.
Onde: Oca Livre (rua Tenente Anastácio de Moura, 657, Santa Efigênia)
Quando: sábado, das 9h às 17h

 

Feira tem produtos orgânicos e música

No Bazar do Dia das Mães da Cultura Orgânica, a ideia do desapego e da divisão serão colocados para o público. Além de roupas, acessórios e produtos orgânicos, a feira conta com o DJ Fred Lavorato e pratos preparados pela chef Gabi Andrade.
Onde: rua Divinópolis, 445A, Santa Tereza
Quando: sábado, das 10h às 16h

 

Crianças constroem um céu em oficina

Planetas, satélites, estrelas, constelações... No próximo sábado, o Espaço do Conhecimento UFMG promete ajudar os visitantes a vislumbrar o cosmos na atividade Imprimindo o céu. Na oficina, os participantes são convidados a construir coletivamente um grande céu a partir de técnicas de gravura.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: sábado, às 14h

 

Uma releitura musical para Dona Baratinha

Os alunos e instrutores da Cavallieri Escola de Música realizam uma apresentação neste sábado com o objetivo de resgatar músicas e temas infantis tradicionais. Os pequenos vão mostrar uma releitura cantada da história “O Casamento da Dona Baratinha”.
Onde: Praça JK (av. Bandeirantes, 240, Sion)
Quando: sábado, às 11h

 

Atividade lúdica trata da importância da água

O Programa CCBB Educativo preparou uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, instrutiva: o jogo Caçadoras das Águas. Voltada para crianças acima de 5 anos e suas famílias, a sessão tem duração de uma hora. Os instrutores fazem um convite para que os participantes vivam a água em nosso cotidiano, buscando a água escondida no nosso corpo, na natureza, em construções...
Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)
Quando: sábado e domingo, das 11h às 13h e das 15h às 17h

 

DOMINGO (12)

Famílias aprendem sobre física

Necessidade, dinâmica, ativismo. Cada uma dessas palavras se relaciona diretamente com outro conceito: a força. No próximo domingo, o Espaço do Conhecimento UFMG convida os visitantes a um passeio diferente pela exposição temporária, Energia em Movimento. No percurso, o público vai explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força.
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)
Quando: domingo, às 15h

 

Repertório dançante na Feira do Mineirinho

Na Feira do Mineirinho deste domingo, o público poderá curtir o som da banda Diga Lá a partir do meio-dia. Depois, será a vez da Academia Musical Orquestra Show (AMOS), que irá apresentar um show dançante com vários ritmos musicais.
Onde: Mineirinho (avenida Antônio Abrahão Caram, 1000, São José, Pampulha)
Quando: domingo, às 12h