Diretor de 'Cidade de Deus' passa a limpo a carreira em live para alunos de periferia de BH

Da Redaçção
almanaque@hojeemdia.com.br
02/09/2020 às 06:56.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:26
 (CANAL CURTA/DIVULGAÇÃO)

(CANAL CURTA/DIVULGAÇÃO)

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, indicado ao Oscar por "Cidade de Deus", abre nesta quarta (2) a terceira edição do Circuito Cinematográfico de Periferia. Ele participará de uma live, às 16h, quando passará a limpo a sua carreira para alunos inscritos no projeto criado pela ONG Contato, de Belo Horizonte. A mediação será do jornalista e crítico de cinema Paulo Henrique Silva.

'Meirelles é um dos grandes nomes do cinema brasileiro, talvez o maior no campo da direção e da produção, e tem fortes vínculos com a questão da periferia. Não só pelo o que 'Cidade de Deus' aborda, mas por todo o trabalho de formação que ele fez, ajudando a encaminhar alguns atores para dentro do mercado", registra Helder Quiroga, coordenador da Contato.

A novidade do Circuito deste ano é o formato totalmente on-line na realização de debetes e oficinas, uma decorrência da pandemia. Quiroga observa que é um desafio, já que o diálogo com a periferia se torna mais contundente e verossímil quando feito de maneira mais física. Apesar destas dificuldades, ele chama a atenção para a programação, que está mais forte em relação às edições anteriores.

"Não é porque se trata de periferia que a programação não pode ser de alto nível. Este olhar assistencialista, de que para o pobre pode ser menos, que o projeto tenta combater. A diferença é que, no processo seletivo, a gente prioriza alunos de periferia e temas que vão dialogar fortemente com ela, na ausência de atividades que geram acesso ao mercado", afirma Quiroga.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por