Nesta terça (11) fará 20 anos que a música brasileira perdeu o cantor e compositor Renato Russo, líder da banda Legião Urbana. O filho único do artista, Giuliano Manfredini, que mantém a Legião Urbana Produções Artísticas, anunciou um pacote de homenagens. A primeira é o disco "Viva Renato Russo 20 Anos" que, a partir desta terça (11), será distribuído gratuitamente -os locais ainda estão sendo definidos. Haverá, ainda, uma grande exposição, um filme e livros entre as novidades.

Já disponível na plataforma digital Spotify, o álbum "Viva Renato Russo 20 Anos" tem releituras de composições do artista feitas por nomes da nova geração do rock. Entre as faixas, "Por Enquanto" ganhou versão da banda Plutão Já Foi Planeta, que participou do "Super Star" (Globo). "Eu Sei" foi gravada pela cantora japonesa Tsubasa Imamura, que ficou conhecida por suas versões de músicas brasileiras na internet. Já "Faroeste Caboclo" ganhou cara nova com a banda de country rock Facção Caipira. 

"Selecionamos os artistas que mais representam a nova cena do pop rock nacional. Temos bandas de todo o país, que desenvolveram carreira curta, mas consistente", diz Ronaldo Pereira, diretor artístico da Legião Urbana Produções. A exposição do MIS (Museu da Imagem e Som) só abre em 2017, mas o museu divulgou um vídeo com bastidores (migre.me/vb0fe).