O design está em tudo – da escova de dentes ao carro, passando pela moda e decoração. Com o objetivo de aproximar mais o público deste conceito, a 3ª edição do “DMAIS Design” programa uma agenda intensa, de hoje a domingo, com lançamentos de produtos, palestras, coquetéis, exposições e intervenções, envolvendo várias lojas e marcas do setor.

Apesar de ser ainda muito voltado para os segmentos de mobiliário e design de interiores, em 2016 o “DMAIS Design” começa a dialogar com outras áreas do design, como moda e joalheria. A programação completa pode ser conferida no site dmaisdesign.com.br. A maioria dos eventos é gratuita e aberta ao público.

“O que foi sucesso permanece, como é o caso do ‘Design Tour’, onde o público embarca em uma van e percorre os principais eventos. O ciclo de palestras com participação de nomes consagrados também”, diz Renato Tomasi, idealizador e curador do festival.

Entre as novidade estão dez ações relacionadas ao design sem ligação a alguma marca conhecida. Entre elas, a exposição “Oficina de Jeceaba”, montada na Escola de Design da UEMG. A mostra é fruto de um trabalho realizado na cidade mineira de Jeceaba, que consistia em aulas práticas de criação de objetos em madeira de pallets descartados pela siderúrgica da região. O intuito era demonstrar as muitas possibilidades que este resíduo oferece, estimulando a comunidade a valorizar e explorar seu potencial e do material. O público poderá conferir os pallets sem uso, os produtos e as imagens do processo. Tudo isso mesclando design, arte, criatividade e sustentabilidade.

QG do design
Montado no 4º piso do BH Shopping, um lounge cenográfico assinado pela arquiteta Juliana Vasconcellos servirá de ponto de encontro do evento. “A semana de design mineiro será uma vitrine para mostrarmos o que o mercado tem de melhor. Abre possibilidade para novas parcerias entre os profissionais, lojas e indústria. Estimula a criatividade e a inovação, pois, funciona como um intercâmbio de ideias criativas promovendo novos projetos e exposições, além de ter um importantíssimo papel no quesito relacionamento, já que os eventos promovidos no circuito aproximam as pessoas”, avalia a arquiteta.