Dois espetáculos do Magiluth no Espanca!

Miguel Anunciação - Hoje em Dia
13/03/2013 às 08:03.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:50
 (Maurício Cuca)

(Maurício Cuca)

O ano de 2013 será bastante atribulado para o Magiluth: o grupo dispõe de recursos públicos para circular por várias cidades do país, levando espetáculos e travando relações artísticas com grupos locais. É justamente por esta razão que o grupo pernambucano vem a Belo Horizonte pela primeira vez, onde encena “Aquilo Que Meu Olhar Guardou Para Você” e “Um Torto”, na sede do Espanca!, às 19h e 21h de quinta-feira (14) a domingo – menos sexta (mais informações no Roteiro) em função do estresse registrado no Centro neste dia da semana. Estabelece também contato com o QuatrolosCinco.

Basicamente composto por alunos do curso de teatro da UFPE (que montaram “Ato sem Palavras”, de Samuel Beckett, logo no primeiro ano de currículo e cederam ao desejo de se tornar um coletivo), o Magiluth produz com evidente vontade. Em nove anos de atividades, já criou sete montagens. “Aquilo Que Meu Olhar...” é a quinta. Foi construída em condições colocadas num edital do Itaú Cultural para o teatro. Instruía manter relações com o grupo do Concreto, de Brasília, e ambos depurarem uma cena ao longo de seis meses - a partir da troca de três imagens/mês da cidade-sede de cada um dos grupos.

Solo

Já “Um Torto” é um solo, escrito e interpretado por Giordano Castro, sob a direção de Pedro Wagner. Se empenha em embaralhar as noções que a plateia possa levantar sobre que falas seriam do ator, quais seriam do personagem. E todas pertencem ao terreno da intimidade pessoal e de variadas naturezas de afeição.

Embora tenha o evidente propósito de confundir e não de explicar, “Um Torto” emerge como um jogo que tanto envolve quanto diverte a plateia. Assim ocorreu nas sessões que realizou pelo “Fringe”, em Curitiba, onde o grupo levou três montagens em 2012: “O Canto de Gregório”, também pelo “Fringe”, e “Aquilo que meu olhar...”, pela Mostra Principal.

Em março, o Magiluth leva sua versão de “Viúva, Porém Honesta” à mostra paralela do festival. O primeiro Nelson Rodrigues do grupo pernambucano estreou em agosto passado. Em dezembro, o Magiluth estreava “Luiz Lua Gonzaga”, homenagem a outro monstro sagrado.

As seis apresentações do Magiluth integram o edital de ocupação da sede do Espanca!, que recebeu um número recorde de propostas de variados gêneros artísticos para participar da programação deste ano.

A oficina de discussão prática sobre o desenvolvimento de performances multidisciplinares, com o escritor e dramaturgo escocês David Leddy, dá início ao programa do edital. Ocorre entre 19h e 22h de hoje. Aberta a atores e dramaturgos, todas as vagas já estão ocupadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por