A dramaturga e encenadora Nereide Santiago vai lançar o seu novo livro, A Busca, em Belo Horizonte, no próximo sábado (10). O evento, que contará com sessão de autógrafos, ocorrerá a partir das 16h na Livraria Canto do Livro, no Shopping Ponteio. 

O livro é a nova produção teatral da autora que aborda dois personagens, Irma e Lugo, angustiados com o desaparecimento de dois amigos. Enquanto isso, os amigos Clara e Zama vivem uma sucessão de fugas marcadas pela nostalgia e saudade daqueles que deixaram para trás fugindo do exílio. A narrativa leva ao palco temas e situações dramáticas que abordam esperança, propósito e resistência.

A Busca saiu em edição bilíngue, com tradução para o inglês de Evandro Santana, Lillian DePaula e Ronald Gobbi. O prefácio é de Jorge Bandeira e a editora é a Atafona. A autora conta com outras obras publicadas, como Nós Atados e Espanto, Vida e Morte de um Voyeur, onde descrevem personagens amarguradas com questões sem resposta, com a violência banalizada e, ainda, aspectos do universo indígena.

Como encenadora, trabalha com a Companhia Teatral A Rã Qi Ri, em Manaus, com a qual montou, dentre outras, além de A Busca e Nós Atados, as peças Os teus olhos eu quero comer! ... É bom!, Recriando mitos tikuna.  Nereide Santiago foi professora na graduação e na pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas.