Os fãs do modelo Celso Santebañes, mais conhecido como Ken Humano, receberam uma triste notícia na tarde desta quarta (3). Em boletim enviado pelo Hospital de Clínicas de Uberlândia, no Triângulo mineiro, a instituição comunicou piora respiratória progressiva em decorrência de pneumonia bacteriana.

Internado desde o último dia 26, o jovem de 22 anos está atualmente sedado, em coma induzido, respirando com auxilio de aparelhos. "O quadro é grave com risco de morte", encerra a nota.

Histórico

Ken foi diagnosticado com Leucemia Linfóide Aguda (LLA) após complicações com hidrogel em janeiro, Desde então, é internado a cada dez dias para realizar tratamento.

Na última alta que recebeu, em abril, o jovem escreveu em sua página no Facebook, que se sentia como uma criança feliz. "Amanhã eu ganho alta novamente, ebaaaa rsrsrs ... Jesus é maravilhoso comigo.. Eu só tenho à gradecer (sic)!!", escreveu.

Doença

A LLA  atinge um a cada 100 mil habitantes e, em geral, crianças entre dois a nove anos são as mais afetadas. A doença ataca todo o organismo, pois, afeta as células do sangue, principalmente as células de defesa, os chamados glóbulos brancos (responsáveis por defender o organismo de agentes que causam infecções). O tratamento inicial é a quimioterapia.

Sintomas

A perda de peso repentina, febre, cansaço, perda de apetite e suor noturno são os principais sintomas desse tipo de leucemia. O câncer também atinge outras células do corpo e pode ainda provocar anemia. Por causa disso, o paciente também sente cansaço, fadiga, dores de cabeça anos após o término do tratamento.