Encontro celebra ponte musical entre Brasil e Cuba

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
25/03/2015 às 08:53.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:22
 (Montagem HD)

(Montagem HD)

Indiscutivelmente, um cavalheiro – além de uma pessoa muito, muito simpática. Essas foram as primeiras impressões colhidas por João Donato ao travar contato com um ícone da música cubana, Chucho Valdés. O encontro, vale dizer, foi fruto do empenho do músico acreano – e superou suas expectativas: aconteceu na própria casa do celebrado pianista, de 73 anos. Era o ano de 2008, e o brasileiro estava em Havana para a produção do álbum “Nasci para Bailar – João Donato Havana-Rio”. “Valdés foi super receptivo com toda equipe”, rememora Donato, que, logo mais à noite, tem novo encontro marcado com seu ídolo – só que, desta vez, no palco. E, o que é melhor, na capital mineira.

É aqui, na cidade, mais precisamente no Cine Theatro Brasil Vallourec, que os dois calibrados músicos estreiam o show “Conexão Brasil-Cuba”, que depois segue para Rio e São Paulo. É a primeira vez que farão uma apresentação conjunta, norteados por um repertório que mescla músicas icônicas, como “Guantanamera” (poema de José Martí e musica Josito Fernandez) ou “Aquarela do Brasil”.

Paixão

Se o primeiro encontro in loco entre os dois se processou há apenas seis anos, a proximidade de Donato com a música cubana é bem mais antiga. Com 62 de seus atuais 80 anos dedicados à boa música, ele teve um dos primeiros contatos com a produção daquele país justamente através do pai de Chucho, Bebo Valdés (1918– 2013). “Sou um admirador da música latina em geral, e a cubana me conquistou”, salienta.

De maneira similar, a música brasileira impactou Valdés, que ressalta a proximidade cultural entre os países, e as raízes afins que reverberam no ritmo e na harmonia, entre outros aspectos não menos importantes. Dos 90 minutos de apresentação previstos para logo mais, o público não deve esperar menos que o espírito do jazz. É o que garante Donato, cujo currículo inclui bons serviços prestados de João Gilberto e Tom Jobim a Cazuza e Marcelo D2. Em tempo: a apresentação também traz a participação do renomado Robertinho Silva, na bateria.

João Donato e Chucho Valdés. Nesta quarta-feira (24), 21h. Cine Theatro Brasil Vallourec. (Praça 7 – 3201-5211). Livre. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia).

* Colaborou Alex de Bessas/ Especial para o Hoje em Dia.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por