Do tempo da câmera ao tempo da revelação das fotos analógicas; do tempo efêmero das fotos digitais ao tempo histórico de cada registro fotográfico. São vários os recortes temporais envolvidos no que podem parecer, muitas vezes, apenas simples cliques. Essas questões orientaram a segunda edição do Co-fluir, que acontece entre est quarta-feira (14) e domingo (18), em vários espaços de Belo Horizonte. Discutindo “O Tempo da Imagem”, o encontro de fotografia traz atividades como rodas de conversa, palestras, exposições, leituras de portfólio, oficinas e feira aberta.

Um dos idealizadores do evento, o fotógrafo Gabriel Cabral explica que p Co-fluir estendeu sua atuação nesta edição. “No ano passado, a fotografia de rua era a questão central. A própria existência do festival já era o assunto”, relembra. “A partir daí, ele foi crescendo de maneira orgânica, ganhando outro porte, com convidados de peso. Então ampliamos o tema para todas as áreas da fotografia”, completa.

Cabral explica que o eixo temático não pretende limitar discussões – pelo contrário. “Não estamos colocando um tema fechado. Queremos explorar variadas facetas, mostrando como o tempo da imagem cruza o trabalho dos convidados”, afirma. “A ideia é mais deixar perguntas do que achar respostas”.

Entre as presenças confirmadas está a holandesa Corinne Noordenbos, cuja palestra acontece hoje, às 19h30, no Centro Cultural UFMG. “Corinne é fotógrafa e professora. Tem um pensamento muito estruturado em metodologias, que interliga trabalho, aula e processo de criação”, comenta o idealizador. Ele ainda destaca convidados como os paulistanos Ilana Bar e Hudson Rodrigues e a paraense Nayara Jinknss.

Com exceção das oficinas e leituras de portfólio, a programação é gratuita e tem momentos coletivos como a colagem de lambes (hoje, às 10h, na esquina entre as ruas Espírito Santo e Guaicurus), e a feira de fotografias, marcada para domingo, às 10h, debaixo do Viaduto Santa Tereza. “Queremos deixar portas abertas para que o público também participe do festival”, finaliza Cabral.

Serviço: 2º Co-fluir – Encontro de Fotografia. De quarta-feira (14) a domingo (18), em diversos espaços de BH. Programação completa em www.cofluir.com.br