Entre o afeto e a música instrumental, duo de brasilienses faz show em BH

Lucas Buzatti
23/01/2019 às 07:00.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:10
 (Dani Gurgel/Divulgação)

(Dani Gurgel/Divulgação)

Dois premiados instrumentistas brasilienses, de diferentes gerações, unidos pela música instrumental e pelo afeto. De um lado, o veterano violonista Daniel Santiago; de outro, o prodígio guitarrista Pedro Martins. O duo celebrou a amizade musical de longa data no disco “Simbiose”, lançado virtualmente em 2016, no Brasil e nos Estados Unidos. Três anos depois, o trabalho segue dando frutos e, desta vez, é a hora do público mineiro conferir a execução ao vivo das faixas. O show em BH acontece nesta quinta (24) e sexta-feira (25), no Idea Casa de Cultura.

Daniel Santiago conta que conheceu Pedro quando o guitarrista ainda era bem jovem. “Eu e Pedro temos uma diferença de idade de mais de dez anos. Quando ele tinha uns 13 anos, eu já estava morando no Rio de Janeiro, tocando com o (bandolinista) Hamilton de Holanda. Pedro sempre ia aos shows e, numa dessas ocasiões, o vi tocando”, relembra. 

O violonista acrescenta que o parceiro é diferenciado. “Sempre tive relação afetuosa com a galera de Brasília, que estava chegando. Mas com o Pedro era coisa especial, porque desde muito novo ele já era acima da média”.

Influências

A partir do encontro, com o passar dos anos, os músicos foram criando uma amizade grande. “Ele ia para o Rio e ficávamos ouvindo música, tocando. Produzi o primeiro disco dele, agora ele produziu o meu mais recente”, conta Daniel. 

"Simbiose"foi formatado dessa troca de influências. “A maioria das músicas são composições minhas que eu nunca havia gravado, mas que o Pedro já conhecia. Então, resolvemos registrar. É um disco que tem me dado muitas alegrias. Fizemos esse projeto em 2015 e, desde então, colhemos frutos. É um reconhecimento gratificante de um trabalho muito verdadeiro”, defende. 

Segundo o músico, o trabalho passeia entre jazz e música brasileira, com influência mineira. “Tem um flerte grande com a coisa mineira da harmonia. Tem muito de jazz contemporâneo e de folclore brasileiro, do Brasil profundo de Villa-Lobos, de Milton Nascimento”, afirma. 

Obras de Minas

Santiago ressalta a influência dos compositores mineiros na formação. “Tanto eu quanto o Pedro conhecemos profundamente a obra de Lô Borges, Beto Guedes, Milton, Tavinho Moura, Toninho Horta, Sérgio Santos, Flávio Venturini. Gostamos muito de todos os discos dessa turma e já tocamos com vários deles”, destaca.

Sobre o show, o violonista expõe que, além das faixas de “Simbiose”, há improvisos. “A gente costuma fazer alguma coisa do cancioneiro popular brasileiro, passando por Minas, claro. Essa parte é das que mais gostamos. É sempre uma surpresa”.

Serviço
Daniel Santiago e Pedro Martins apresentam “Simbiose”. Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), às 20h, no Idea Casa de Cultura (rua Bernardo Guimarães, 1.200 – Funcionários). A entrada é gratuita, sujeita à lotação da casa (65 lugares)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por