O início oficial do Carnaval 2016 de Belo Horizonte foi marcado pela entrega da chave da cidade à Corte Real Momesca, nesta quinta-feira (21), pelo prefeito Márcio Lacerda. O ato simbólico foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura, no Centro da cidade, e contou com a presença do rei momo Paulo Henrique dos Santos, da rainha Tamara Carvalho Teixeira e da princesa Andréia de Oliveira Marques, além da diretora-presidente da Belotur, Cláudia Pedrozo, e do diretor de Operações e Eventos da Belotur, Luiz Felipe Barreto.

A corte, eleita em dezembro, tem o dever de espalhar alegria e animar os belo-horizontinos e os visitantes durante a folia. Além disso, o grupo deve participar de eventos de promoção e responsabilidade social em todas as regiões da cidade. Em Belo Horizonte, a Corte Real Momesca é eleita desde 1980.

Para o prefeito Márcio Lacerda, é importante que a Corte se lembre do dever de estimular a população a aproveitar o Carnaval de forma consciente. “A Corte Momesca cumpre um papel fundamental, que é o de promover o Carnaval de BH, levando a animação da festa para diversos públicos, como nos bailes realizados nos Centros de Referência da Pessoa Idosa, por exemplo. O grupo também assume a importante missão de incentivar a população em ações de cidadania e segurança”, ressaltou.

Pensando nisso, duas ações serão destaque neste ano. A campanha #BHCarnavalConsciente, que alerta o cidadão sobre as consequências da direção sob efeito de álcool e o combate à violência contra crianças e adolescentes, além de ações para incentivar a segurança para os motoristas que irão viajar durante o feriado. Já a campanha BH Carnaval na Lata, ressalta a preferência pelas bebidas enlatadas, a fim de evitar acidentes e facilitar a limpeza da cidade.