Ernani Maletta registra sua metodologia em livro

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
25/11/2016 às 19:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:49

Após três décadas de pesquisa teórica e prática, o artista, professor e pesquisador Ernani Maletta lança o livro “Atuação Polifônica: Princípios e Práticas” (Editora UFMG, 568 páginas, R$ 80), hoje, às 11h, no Conservatório UFMG. 

Conhecido por trabalhos de preparação e direção musical de espetáculos de diversos coletivos, como o Grupo Galpão – seu grande laboratório desde 1994 –, Ernani apresenta em seu livro metodologias próprias que desenvolveu ao longo desses anos para o teatro.

Tendo o conceito de polifonia como objeto de estudo, uma vez que iniciou sua carreira na música, ele desmistifica a aura em torno do termo e a leva para o meio teatral. “O teatro é um entrelaçamento entre palavra, imagem, movimento e som. Isso me levou para a ideia da polifonia, mas diferente da música de ser apenas algo ligado a melodia”, explica.

O pesquisador comenta que as pessoas tendem a achar que polifonia é uma sobreposição de vozes. “Ela é uma multiplicidade de vozes independentes e simultâneas. Sua riqueza está no fato de que nenhuma delas se sobrepõe à outra”, frisa. 

Na prática, sua pesquisa mostra que o artista que atua no teatro não precisa ter domínio técnico sobre todas as outras áreas para estar em cena, como cantar, dançar ou tocar um instrumento. “Ele precisa ter a oportunidade de uma metodologia que trabalhe esses elementos dentro do teatro. Polifonia não é virtuosismo”, pontua.

Trazendo para um campo mais palpável, Ernani exemplifica. “Não precisa ser saxofonista para tocar sax no teatro. Tem que dizer algo por intermédio do instrumento. A única coisa que tem a fazer é tirar um som e entender qual a utilização dramatúrgica ele pode ter”. Com isso a utilização do instrumento deixa de ser apavorante para o ator. “O instrumento é um objeto que fala muita coisa só precisa da nossa ajuda. Assim como as outras artes”, diz ele, que já trabalhou com a maioria dos grupos teatrais da cidade, além de atuar fora do país. 

Serviço: Lançamento do livro “Atuação polifônica: princípios e práticas”, hoje, a partir das 11h, no Conservatório UFMG (av. Afonso Pena, 1534). Às 11h30, o Grupo Galpão apresenta canções dos espetáculos que tiveram a direção musical de Ernani Maletta. Às 13h, apresentação dos grupos Nós& Voz e Voz&Companhia. Gratuito

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por