Escritor e filósofo Vladimir Safatle é o convidado desta quinta do 'Sempre Um Papo'

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
24/10/2018 às 17:11.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:24
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

O escritor e filósofo Vladimir Safatle é o convidado do Sempre Um Papo desta quinta-feira (25), às 19h30, no auditório da Cemig, para debate sobre o tema “A Ascensão Conservadora Brasileira”

No evento, Safatle também falará sobre seu livro mais recente “O Circuito dos Afetos” (Autêntica), que faz uma abordagem sobre qual o sentido da política no mundo contemporâneo. A obra procura oferecer novos paradigmas políticos num momento em que tanto as utopias de esquerda quanto o próprio capitalismo encontram-se em descrédito.

Para isso, o autor reconstitui um fio que parte de Aristóteles e sua teoria dos afetos, passa por Espinosa e chega até Giorgio Agamben, debatendo com Michel Foucault e expoentes atuais da Escola de Frankfurt.

O objetivo central deste livro é pensar as dinâmicas da ação social e da desconstituição de identidades, sejam individuais ou coletivas, a partir de uma teoria dos afetos.

Argumentar que a filosofia contemporânea está, em larga medida, dependente de uma perspectiva que elevou o indivíduo, seus afetos, interesses, e estruturas identitárias a horizonte de regulação para a racionalidade das ações sociais.

Currículo

Safatle nasceu em Santiago do Chile, em 1973. Formado em filosofia pela Universidade de São Paulo, é Mestre em Filosofia pela mesma universidade, e Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris.
Com artigos em inglês, francês, japonês, espanhol, sueco, catalão e alemão, suas publicações versam sobre psicanálise, teoria do conhecimento, filosofia da música, filosofia francesa contemporânea e reflexão sobre a tradição dialética pós-hegeliana.

Publicou “O Circuito dos Afetos” (Autêntica); “Grande Hotel Abismo – para uma reconstrução da teoria do reconhecimento” (Martins Fontes); “O Dever e seus Impasses” (Martins Fontes), “A Esquerda que não teme dizer seu nome” (Três Estrelas), “Cinismo e Falência da crítica” (Boitempo), “Lacan” (Publifolha, 2007) e “A Paixão do Negativo: Lacan e a dialética” (Editora da Unesp, 2006).

Serviço: Sempre Um Papo com Vladimir Safatle nesta quinta-feira (25), às 19h30, com entrada gratuita, no Auditório da Cemig (Av. Barbacena, 1.200–Santo Agostinho)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por