Escritora Helena Jobim é sepultada nesta segunda-feira em BH

Hoje em Dia
14/09/2015 às 12:21.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:44
 (Portraits Factory Filmes - Divulgação)

(Portraits Factory Filmes - Divulgação)

O corpo da escritora carioca Helena Jobim, única irmã do compositor Tom Jobim,  foi sepultado na tarde desta segunda-feira (14), no Cemitério da Paz, Região Noroeste da capital mineira. A escritora tinha 84 anos e morava na capital mineira há 15 anos. Ela sofria de mal de Alzheimer e estava internada no Hospital Felício Rocho há cinco dias por problemas nos rins, que foi a causa da morte, ocorrida neste domingo.

Helena estudou Criatividade Literária e Literatura Brasileira e Portuguesa na PUC-Rio. Estreou na literatura em 1968, com o romance "A chave do poço do abismo". Sua Trilogia do assombro foi adaptada para o cinema pelo diretor Marco Altberg, em 1986, no filme "Fonte da Saudade". Em 1993, Helena recebeu o Prêmio Destaque em Prosa, concedido pela União Brasileira de Escritores. Em 1997, escreveu "Antonio Carlos Jobim, um homem iluminado”, biografia de seu irmão Tom.

Entre outros destaques de sua produção literária, "Clareza 5" (1974), "Verão de Tigres" (1990), "Pressinto os anjos que me perseguem" (2000) e "Recados da lua" (2001). 

A escritora chegou a lançar dez livros e 1 CD-Book, que contém 33 poemas interpretados por ela, com trilha sonora original da obra Jobim Sinfônico, de Tom Jobim. O CD-Book intitulado "Areia no Tempo" foi projetado pelo jornalista e escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos. Amigo pessoal da escritora, ele lamenta sua morte. "Nos encontrávamos quinzenalmente, para conversar e cantar a vida. Os saraus eram na minha casa ou na casa dele, sempre rodeados de amigos. Helena era uma grande escritora. Tenho todos os seus livros autografados e penso que o Brasil perdeu uma grande autora. Vai fazer muita falta nas nossas vidas", comentou Jorge Fernando.

Sua vida e obra será imortalizada no longa-metragem "Helena", do diretor mineiro Ernane Alves, onde artistas conhecidos do grande público, como Bruno Gagliasso, Deborah Seco e Sandy Leah, entre outros, interpretam poemas e trechos dos seus livros, embalados por uma trilha sonora original que será produzida pelo músico Lucas Lima.

Em dezembro de 2013, Helena Jobim falou para o Portal HD sobre um documentário que estava sendo produzido na época sobre a vida da escritora.

Clique aqui para ler a reportagem.


Atualizada às 18h33

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por