Escritora Tatiana Belinky que adaptou "Sítio do Pica Pau Amarelo" para TV é enterrada em São Paulo

Hoje em Dia
16/06/2013 às 14:39.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:10

Foi enterrada neste domingo (16) no cemitério irsraelita da Vila Mariana, em São Paulo, a escritora de livros infantil-juvenis Tatiana Belinky, de 94 anos. A causa da morte dela não foi informada pelo Hospital Alvorada, em São Paulo, onde ela estava internada há 11 dias.

Tatiana morreu na tarde de sábado (15) e deixou um legado de mais de 250 livros, além de vários prêmios educacionais. A escritora também ficou conhecida por seu trabalho como tradutora dos contos do escritor russo Anton Tchekhov.

Parte da influência russa, veio de sua origem, afinal Tatiana nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1910. Aos 10 anos, mudou-se para o Brasil e morava com sua família em São Paulo.

Ela dominava o russo, alemão e letão ainda nessa época. O fascínio com outras línguas levou Tatiana a trabalhar como secretária bilíngue por alguns anos.

A escritora foi casada com Julio de Gouveia e teve dois filhos, cinco netos e ao menos três bisnetos. O teatro entrou na vida dela profissionalmente junto com a carreira do marido, em 1948. Ela fazia tradução de textos de peças nas quais Julio atuava e produzia.

Na televisão, grupo teatral de Tatiana se apresentou na "TV Tupi", onde apresentou "tele-teatro ao vivo", sempre encenando textos sempre baseados em livros, entre 1951 a 1964. A maioria dos roteiros escritos por ela foram adaptados pela literatura nacional e internacional.

O casal adaptou para a televisão o "Sítio do Pica-pau Amarelo", de Monteiro Lobato, com cerca de 350 capítulos, além de diversas minisséries criadas a partir de romances famosos.

A escritora Belinky também escreveu críticas literárias para "O Estado de S.Paulo", "Folha de São Paulo" e "Jornal da Tarde". Tatiana ainda colaborou com a "TV Cultura".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por