(Suzana Montandon)
Duas esculturas em aço, produzidas pelo artista Ricardo Carvão, em formato de olhos, são a nova atração do Mirante do Mangabeiras, na rua Pedro José Pardo, 1000, bairro Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
As peças fazem parte do acervo pessoal do artista e estavam armazenadas, desde 1998, no Parque das Mangabeiras, onde fez parte de uma exposição da série “Tubismo”, do autor, juntamente com outras 47 esculturas.
Segundo o artista, as esculturas representam um convite, não só ao olhar, mas à reflexão. "Elas são de ferro, expostas aos pés da Serra do Curral. É impossível não olhar para elas sem pensar no progresso, sem refletir nos impactos da urbanização. É um convite ao olhar reflexivo sobre a nossa cidade e sobre os prós e contras da necessária urbanização”, comenta Ricardo Carvão.
“Quando iniciamos o processo de diagnóstico dos parques e de revitalização do Mangabeiras, já havia surgido o desejo de dar um melhor uso e espaço para essas esculturas, e coincidiu que o próprio Ricardo nos procurou para que renovássemos a parceria, levando ainda essas duas peças ao Mirante. Essa ideia casou muito bem, pois o Mirante é, por natureza, um espaço de lazer contemplativo”, comenta o presidente da Fundação de Parques Municipais (FPM), Sérgio Augusto Domingues.
As obras são feitas em tubos inteiros de aço, divididos em duas partes em cada escultura e ficarão em exposição no Mirante por pelo menos um ano. O Mirante funciona de terça a domingo, das 9 às 17h. Suzana Montandon