Espanca! leva ao Alterosa o seu "Congresso Internacional do Medo"

Pedro Artur - Hoje em Dia
20/06/2014 às 08:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:04
 (Guto Muniz)

(Guto Muniz)

Dentre as emoções humanas o medo é a que nos impede de conhecer o diferente e nos acovarda diante do mistério. Nada melhor então do que abordar esse sentimento sombrio e tentar dar-lhe um colorido de vida. O grupo Espanca! celebra seus dez anos de existência com o sugestivo espetáculo “Congresso Internacional do Medo”, que estreia nesta sxta-feira (20), às 21 horas, no Teatro da Alterosa (av. Assis Chateaubriand, 499, Floresta). A temporada – com entrada franca – prossegue até o próximo dia 29.

Para o ator Marcelo Castro, que interpreta o personagem Trumak, a peça não se atém à questão do medo, mas traduz outros sentimentos e desejos inerentes à existência humana. “O espetáculo aborda outras coisas, já que fala também da incapacidade de a gente traduzir nossos sentimentos. Fala do medo, mas para falar da coragem”, enfatiza.

A montagem – que reúne personagens de vários países imaginários – tem direção de Grace Passô, encarregada também da dramaturgia em processo colaborativo com o grupo. Esse ambiente frio de “congresso”, porém, é entrecortado pelos lances ou rasteiras que o ser humano é obrigado a conviver em sua existência. “Os participantes (do congresso) de várias partes do mundo, de países imaginários, se encontram e são surpreendidos pelos acontecimentos da vida e obrigados a lidar com eles”, ressalta Marcelo Castro.

A importância do espetáculo (com duração de 1 hora), para o ator, está precisamente no fato de obrigar as pessoas a refletirem sobre o nosso tempo.

Por Elise

A montagem marca a abertura da Mostra do Repertório do Espanca!, que prevê outras apresentações ao longo do ano no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Praça da Liberdade, 450), começando “Por Elise”, dias 25, 26 e 27 de julho.

Em setembro, o grupo encena novo espetáculo, ainda sem nome, e termina em outubro com as apresentações de “Amores Surdos” e “O Líquido Tátil”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por