O tema sexo ainda é cercado de tabus e preconceitos, mas a forma natural e descontraída que alguns especialistas abordam o assunto – seja em livros ou na internet – tem atraído um grande público.

Um exemplo é o canal do YouTube “Vem Transar Comigo”, da psicóloga e “sexpert” Tatiana Presser. Recém-lançado, ele é um desdobramento do livro homônimo (Bicicleta Amarela/Rocco, 272 páginas, R$36,50) e já soma mais de cinco milhões de visualizações. “Falamos muito sobre sexo, mas não do ato sexual em si. O brasileiro floreia muito o tema e acaba se distanciando do assunto”, diz a educadora sexual.

Tanto o livro de Tatiana quanto seu canal na web apresentam o sexo como ele é, “algo natural”. “Sem as cenas hollywoodianas, ou dos filmes pornôs que frustram muitas pessoas quando descobrem que a coisa não é bem assim”, acrescenta a especialista.

A ideia é desconstruir imagens estigmatizadas. O livro vai da teoria à prática (por meio de desenhos) e ainda conta com depoimentos pessoais. “Coloquei minhas experiências para que o leitor encontre um ponto de identificação. Parto do princípio: se eu não vejo o sexo como algo normal (normal o suficiente para expor minhas experiências) então não posso esperar isso dos outros”, acredita.

Tatiana também mantém um blog e a peça teatral “Vem Transar Com a Gente”, em parceria com o marido, o comediante Nizo Neto. “Meu instinto é sempre educar”, comenta Tatiana, que em setembro sai em turnê com o espetáculo e espera trazê-lo a BH.

O livro acaba sendo uma espécie de autoajuda. “Recebo muitos e-mails agradecendo pelos ensinamentos simples, mas que ajudam a espantar traumas”, conta. “Os homens ainda são resistentes quanto a ler o livro. O canal foi uma forma que criei para as mulheres mostrarem o conteúdo para eles”, revela. 

Sexo com humor
No final dos anos 90, o psiquiatra Jairo Bouer comandou o extinto programa “Erótica”, na MTV, onde recebia convidados e falava abertamente sobre sexo. Há um mês, ele estreou na internet com um canal no YouTube (bit.ly/jairobouer) voltado para o público jovem. Com quase dois milhões de visualizações, ele posta vídeos duas vezes por semana, às terças e quintas. “As redes sociais têm uma peculiaridade muito importante. O jovem não vai atrás da informação como íamos há 20 anos. Mas muita coisa chega para ele”, analisa Bouer, que atua nas mais diferentes plataformas, como TV, rádio e jornal. 

“Como faço minha mulher chegar ao orgasmo com penetração? Tem como aumentar o pênis? São as perguntas mais frequentes”
Tatiana Presser
Psicóloga 

 

a web, são vídeos curtos que conseguem aprofundar no tema mesclando momentos de humor. “Muitas vezes os jovens querem ouvir pessoas mais velhas que já passaram pela experiência. E com humor chegamos mais próximo deles”. 

Para Bouer, o que falta na sociedade é avançar na educação sexual. “A escola é uma chave. Mas quando tem educação sexual o discurso é de 30 anos atrás. Fica no universo do biológico e não se fala de prazer e relacionamentos”, critica.

O casal Felipe Ventura e Jackeline Salomão, do canal “D.R”
Dobradinha – O casal Felipe Ventura e Jackeline Salomão, do canal “D.R”, e o psiquiatra Jairo Bouer

Discutindo a relação
Antes de ter o próprio canal, Bouer chegou na plataforma por meio do “D.R”, criado pelo casal Jackeline Salomão e Felipe Ventura, que traz esquetes sobre comportamento e relacionamento. “Criamos uma sessão ‘D.R com Jairo Bouer’ para dar embasamento às discussões. É importante, pois recebemos muitas perguntas complexas e não temos know how para responder”, explica Jackeline. 

Vamos começar a fazer colaboração em outros canais. Eles estão percebendo que esse embasamento é importante”, assegura a diretora do “D.R”.

 

Programas de TV ajudam a tirar dúvidas sobre sexo

Fernanda Lima chegou a declarar que a temporada do “Amor & Sexo” exibida este ano, nas noites de sábado, seria a última. Mas em abril a apresentadora revelou que o programa volta em 2017. “Eu bem que tentei, mas não estou conseguindo colocar um fim nessa história. Pensando bem, pra que ter fim? Por isso, meus amores, eu tenho o prazer de dizer que ‘Amor & Sexo’ volta em 2017!”, postou ela em uma de suas redes sociais.

A notícia foi amplamente comemorada pelos fãs. “Obrigada por voltar com um programa que reúne tudo, humor, informação de qualidade e gente desencanada”, agradeceu uma seguidora. A nova temporada começa a ser gravada em setembro deste ano e conta com a presença de atores e especialistas na bancada.

Mas esse não é o único programa a abordar o tema na emissora. O “Altas Horas”, comandado por Serginho Groisman, tem um quadro onde a sexóloga Laura Muller responde perguntas da plateia. Ano passado ela lançou o livro “Meu Amigo Quer Saber... Tudo Sobre Sexo”.

 

Da TV para a Internet

Especialistas falam de forma aberta sobre sexo nas diversas plataformas
Na Cama – Penélope Nova recebe convidados para falar sobre sexo e comportamento no YouTube


Quase dez após o término do programa “Ponto Pê”, na MTV, a apresentadora Penélope Nova está de volta ao tema, agora no YouTube. No início deste ano ela lançou o canal “P & Ponto”, no qual discute o assunto, tira dúvidas e dá conselhos aos espectadores. O cenário é o seu próprio quarto e os vídeos vão ao ar às segundas e quintas. Além disso ela recebe convidados para um bate-papo descontraído e aberto. Já passaram por lá Thammy Miranda e a quadrinista Laerte.

As dúvidas dos internautas ela reponde via Skype. “A ideia é tratar com bom humor o esporte mais antigo do mundo e garantir, como sempre, o gozo da gargalhada!”, comentou Penélope em seu Facebook.