Após sucesso de público e pedidos de “bis”, o espetáculo “Because” – que estreou em abril – retorna ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec para duas apresentações nesse final de semana. Alinhavado por 18 canções do quarteto de Liverpool, a peça conta a história de um jovem angustiado, que, nos anos 60, sai de casa em busca de resposta para seus conflitos internos e injustiças sociais.
 
Por trás dessa montagem está o casal Mauro Mendes – ex-integrante da banda cover Sgt. Pepper’s, dedicada à obra dos Beatles – e Renata Garzon, que trocou o trabalho de decoradora pelas artes cênicas. “As músicas dos Beatles remetem a esse inconformismo do jovem, dos tempos do Flower Power e Woodstock, que fazem parte de uma época muito bonita. Mas essa questão é atemporal, ainda hoje existe essa angústia, esse vazio... É a história de todos nós”, justifica Mauro.
 
Superprodução
 
O diferencial de “Because” está no acompanhamento de orquestra de cordas, dançarinos, vídeo e coralistas. No total, sua estrutura conta com 44 artistas. “Mas não se trata de um musical”, frisa Renata, uma vez que o corpo de baile não canta. “Existe um coral lírico em cena para isso”, explica.
 
As coreografias, que mesclam dança clássica, moderna e de rua, e os figurinos, que vão desde roupas de festa à influência assumida da psicodelia dos anos 60, são pontos fortes da montagem de acordo com o casal à frente da direção. 
 
Entre as músicas presentes no espetáculo estão “Hey Jude”, “Nowhere Man”, “Hello Goodbye”, “All You Need is Love” e “Strawberry Fields Forever”, mas a abertura conta com uma canção inédita, de Aggeu Marques, “Cais da Minha Vida”, cantada em português. 
 
“Because – O Espetáculo “ 
 
No Cine Theatro Brasil Vallourec (Praça 7 – av. Amazonas, 315, Centro). Neste sábado (13), às 21h, e neste domingo (14), às 19h. Ingressos: R$ 100 e R$ 50 (meia)