Quando se trata de música, os Beatles são praticamente uma entidade sagrada. É difícil conhecer alguém que não goste ou admire o quarteto de Liverpool. Hoje, mesmo depois de quase 50 anos de seu término, a banca continua conquistando novos admiradores e marcando diferentes gerações.

Pensando justamente nos fãs mais novos, Belo Horizonte recebe amanhã, às 19h no Teatro Sesiminas, o espetáculo “Beatles Para Crianças”, parte da programação do Festival Saci, que traz para a capital mineira produções culturais voltados para o público infantil.

O espetáculo surgiu em 2011, com poucas pretensões, quando o músico e professor Fábio Freire foi convidado para apresentar canções dos Beatles no intervalo das aulas de uma escola. Animado com a proposta, Freire enviou um vídeo e venceu um concurso oferecido pelo programa Fantástico, da Rede Globo. Como prêmio para o certame, ele se encontrou pessoalmente e ganhou a “bênção” de McCartney.

“Foi uma coisa muito mágica, pareceu um sonho”, lembra Freire. O aval do ex-beatle impulsionou a iniciativa, que a partir daí, ganhou a forma que tem atualmente. “Convidei meu amigo, o ator e educador Gabriel Manetti para fazer parte do projeto. Depois disso, criamos um show de verdade, com roteiro, dramaturgia, projeções. Com começo, meio e fim”, conta Freire.

Na apresentação, canções como “Yellow Submarine”, “Help”, “Here Comes The Sun” e “Hey Jude” se misturam a diferentes histórias, que surgem baseadas nas letras das músicas. A história do quarteto também ganha destaque no roteiro.

Mas, além de apresentar a banda aos pequenos, o espetáculo também tem como mote criar a primeira experiência de um show de rock – tanto que ao final do concerto, os infantes recebem um certificado de comparecimento à sua “primeira apresentação de rock”.

“É uma porta de entrada para as crianças gostarem de música boa”, avalia ele, que garante que a festa é para o mais crescidinhos também. “Os pais acabam se contagiando. O show é uma grande farra para a família toda”, garante.

Serviço: Festival Saci: Beatles Para Crianças, no Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia), às 19h. Quem doar um brinquedo ou um livro pagará preço especial na inteira. Para isso, os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria do teatro. As entradas custam R$ 70 (inteira), e R$ 35 (meia)