O evento "Noite Mineira" previsto para esta quarta-feira (7) foi cancelado a pedido da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A proposta da iniciativa era fazer uma homenagem a Vander Lee, artista falecido no último 5 de agosto, que participou ativamente de protestos contra o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. 

O tributo seria realizado por conterrâneos do músico no Ocupa Minc RJ.No local, artistas mineiros realizariam ainda um manifesto a favor da democracia homenageando o cantor no palco do Canecão, novo endereço do movimento.

Em nota, a organização do evento disse que o pedido de cancelamento se deve à uma carta do MEC que tensionou com a reitoria questionando a ocupação, pedindo a reintegração de posse do Canecão, local previsto para o show.

"A ocupação, que cumpriu todos os compromissos nos prazos e repactuou uma transição de desocupação e cogestão do espaço, entregou o local limpo no último domingo (4) e, agora, aguarda o compromisso da reitoria para uma outra data", diz a nota.

Entre os artistas que subiriam no palco estavam Titane, Maurício Tizumba, Raquel Coutinho, Janaína Moreno, Aline Calixto, Pedro Morais, Bianca Luar, Bruno Tonelli (7 Estrelo), Bruno Couto (Movimento Difusor), Dokttor Bhu e Shabê, DJ Flávio Machado, Flávio Boca, Gabriel Guedes, Gustavito, Jennifer Souza, Julia Dias, Marcos Catarina, Marina Machado, Pablo Castro, Rai Medrado, Richard Neves, Roger Deff, Zeca Magrão, Zevinipim e Warley Henrique.

Sobre Vander Lee

Nascido em Belo Horizonte, Vander Lee completaria 20 anos de carreira em 2017. Vandeco, como gostava de ser chamado, começou tocando em bares e teatros de Belo Horizonte e de outras cidades mineiras. Em 1996, ganhou o segundo lugar no festival Canta Minas, com a música "Gente não é cor". Depois da premiação, o artista começou a produzir seu primeiro disco, ainda como Vanderly. Só a partir do segundo álbum passou a usar o nome Vander Lee.

Muitos artistas gravaram canções do compositor mineiro como, Gal Costa, Alcione, Maria Bethânia, Fábio Jr., Fagner, Elza Soares, Emilinha Borba, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Margareth Menezes, César Menotti & Fabiano, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Mariene de Castro, entre outros.

Leia mais:

Artistas mineiros realizam tributo à democracia e ao cantor Vander Lee no Ocupa Minc RJ