Expoente dos anos 1980, Leonilson ganha exposição em Belo Horizonte

Clarissa Carvalhaes - Hoje em Dia
22/07/2015 às 16:38.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:02
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

Leonilson (1957 - 1993) foi um artista apaixonado. Do tipo raro de se encontrar hoje, plenamente visceral. Não é leviano afirmar que cada uma de suas obras foi, no fim das contas, a mais livre tradução do que ele sentia.

Morreu aos 36 anos, dois anos depois de receber o diagnóstico de Aids. Foi, aliás, exatamente após a confirmação da doença, que o artista cearense trabalhou mais, produziu incansavelmente e ocupou um nicho particular na arte brasileira a partir de suas pinceladas com cores enérgicas.


VERDADE, FICÇÃO
Há exatos 20 anos Belo Horizonte recebia a primeira exposição individual do artista. "São tantas as verdades", lembra a irmã do Leonilson, Ana Lenice Dias, foi exposta no Museu de Arte da Pampulha. "Estávamos todos ainda muito comovidos e impactados com a morte dele". Depois disso, as obras de Leonilson marcaram presença em sucessivas mostras coletivas, mas nada além disso.

Após um hiato de apresentação individual, Ana traz à BH "Truth, Fiction", uma das mostras mais completas do artista. Reúne 150 trabalhos entre pinturas, desenhos, bordados. A seleção se concentra em obras feitas principalmente a partir de 1989 e até 1993. Alguns trabalhos pontuais de 1987 e 1988 também foram incluídos neste panorama.

Segundo Ana, "Truth" começou a ser concebida durante uma visita de Adriano Pedrosa ao irmão. "Naquele dia, enquanto Leonilson percorria o ateliê e mostrava obra por obra, Adriano começou a construir o que é hoje cada módulo da exposição". "Truth, Fiction" pode ser visitada pelo público a partir de quinta-feira (23), no Centro Cultural Banco do Brasil.


PROCURA-SE
Há dois meses Ana recebeu uma notícia e tanto: uma empresa privada decidiu bancar um catálogo em três volumes que reunirá 20 anos de trabalho do artista. "Estamos em festa!", celebra ela. A expectativa é que a obra seja lançada no segundo semestre de 2016.

Agora, ela está a procura de estudiosos, gente que ao longo dos anos tem o trabalho de Leonilson como objeto de pesquisa. "Vamos selecionar as teses mais interessantes e relevantes para incluí-las no catálogo também".

Portanto, quem estuda ou tem projetos à vista que tratam sobre o artista pode entrar em contato com os organizadores do catálogo pelo e-mail projetoleonilson@projetoleonilson.com.br.


LEITURA OBRIGATÓRIA
Quer conhecer mais sobre o artista?
No mundo virtual, acesse o http://www.projetoleonilson.com.br/site.php

Para ter em casa, o livro "Leonilson: use, é lindo, eu garanto" (256 páginas, Editora Cosac Naify, R$ 129,90) traz desenhos extremamente líricos e verdadeiras crônicas da vida moderna.

 

SERVIÇO
Exposição “Leonilson: Truth, Fiction”, no Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450, Funcionários). Quarta à segunda, de 9h às 21h. Entrada franca. Até 28 de setembro

 

 

 

Atualizada às 10h36 do dia 24 de julho

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por