Como o ex-Pink Floyd Roger Waters deixou claro no show do último domingo, no Mineirão, arte também é resistência. Ou melhor, “arte é luta”. Esse é o mote que norteou as oito exposições da programação anual da Aliança Francesa Belo Horizonte. A sétima delas, intitulada “Corpos Políticos”, será aberta nesta quinta-feira e fica em cartaz até dia 22 de novembro, com entrada franca.

A mostra traz 23 fotos clicadas pela mineira Isabella Leite em três potentes eventos da comunidade LGBTQI+ na capital. São eles a Parada do

Orgulho LGBT, maior protesto da cidade, que em julho deste ano levou 100 mil pessoas às ruas; a Gaymada, campeonato transgressor e auto-afirmativo de queimada, organizado pelo coletivo cênico Toda Deseo; e o Duelo de Vogue, festa produzida pela This is Not, que reverencia a expressão artística de origem gay e afro-americana, criada nos anos 80, em Nova Iorque.

Isabella comenta que cada um dos eventos traz uma particularidade estética e conceitual. “O Duelo de Vogue tem mais a ver com a dança, com a performance; a Parada traz o contexto da manifestação, das cores, das drags; e a Gaymada já tem a coisa da irreverência, da interação com as pessoas”, afirma. “Todos os eventos têm em comum a arte como protesto e forma de luta; a potência dos gestos e vestuários; o chamamento para a ocupação do espaço público; e a liberdade de expressão, cada vez mais ameaçada”.

A fotógrafa conta que muitas das imagens são retratos de pessoas que fazem os eventos acontecer: corpos políticos que resistem para sobreviver e lutam contra a intolerância e ódio, tão disseminados nos dramáticos tempos atuais. “A fotografia tem o poder de criar reflexões em torno das diferenças, possibilitando diálogos. Tem a força da imagem como potência. Fotografia também é resistência”, finaliza.

Serviço: Exposição “Corpos Políticos”, de Isabella Leite. De quinta-feira a dia 22 de novembro, na Aliança Francesa (rua Tomé de Souza, 1.418 – Funcionários). Visitação: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15; sexta, das 7h30 às 17h15; sábado, das 8h às 13h. Gratuito.