Exposição ‘O Brasil que merece o Brasil’ reúne imagens do premiado Walter Firmo

Jéssica Malta
07/05/2019 às 18:22.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:32
 (WALTER FIRMO/DIVULGAÇÃO)

(WALTER FIRMO/DIVULGAÇÃO)

"É uma forma de dizer que nós, negros, existimos e nos exaltamos em sermos assim, amorosos, alegres”. É desta forma que o carioca Walter Firmo, ícone da fotografia no país, define a mostra “O Brasil Que Merece O Brasil”, em cartaz até o fim de junho no Memorial Minas Gerais Vale.

A exposição reúne 93 imagens registradas pelo artista de 1970 a 2017, traçando um panorama da cultura popular sempre exaltando o papel do negro na criação e preservação do patrimônio cultural brasileiro. 

“É uma exposição linda sobre essa gente que durante muito tempo parecia não existir. Só conhecíamos os negros na delinquência, fazendo algo que não valesse”, pontua fotógrafo de 81 anos. 

Na mostra, Firmo coloca em destaque os vários personagens negros que fazem parte da História do país. “Quero mostrá-los, não pelo sacrifício. Quero enaltecer a força, a beleza, a singeleza”. Walter Firmo/Divulgação

COLORIDO – Festa de São Pedro, em São Luís, no Maranhão (2012) 

Composta por imagens registradas em diversos cantos do país – como em Ouro Preto (foto ao lado) – o fotógrafo faz um retrato da negritude tanto através de figuras anônimas quanto de reconhecidas – dentre eles, grandes nomes da música brasileira. “Trabalhei muito com eles. Nomes como Pixinguinha, Cartola, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Paulinho da Viola. Todos gloriosamente fotografados e dirigidos por mim. Fui como um diretor de cena nessas fotos”. 

Olhar

Com mais de 60 anos de carreira, Firmo começou sua jornada fotográfica ainda garoto, no jornal “Última Hora”. O trabalho de fotojornalismo seguiu por outras redações, como o “Jornal do Brasil” e “Manchete”, “Isto É” e “Realidade”. Foi, inclusive, da experiência jornalística que ele desenvolveu o “olhar” para suas imagens. “Apesar de ter escolhido o fotojornalismo, quis mudá-lo um pouco. Dentro desse retrato da verdade, quis mostrar que existem outras possibilidades. Existe a verdade da contemplação. A vida não é só desgraças. É amorosidade, sabor e eu como fotógrafo que gosto dessas nuances queria mostrar que na vida existem essas outras verdades”, explica. 

Serviço: Exposição “O Brasil que merece o Brasil”, de Walter Firmo, até o dia 30 de junho no Memorial Minas Gerais Vale ( Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias – Funcionários). Entrada Gratuita. Marcio Scavone/Divulgação

TRAJETÓRIA – Premiado, Walter Firmo tem mais de 60 anos de carreira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por