O primeiro fim de semana de agosto vai ter uma programação repleta de atividades divertidas, educativas e culturais, como shows de jazz, exposições e oficinas para todas as idades.

O destaque vai para as apresentações de jazz que acontecem na capital. Com uma programação mais extensa, o Savassi Festival é uma tradição no calendário do belo-horizontino e tem algumas atrações gratuitas. Neste fim de semana, vale a pena conferir o Jazzinho, que traz músicas do gênero interpretadas especialmente para as crianças. Outra atração é o Buena Vista Jazz & Blues Festival, que acontece na Savassi e traz uma série de atividades além dos shows de jazz. Confira os detalhes da programação gratuita do fim de semana.

SEXTA-FEIRA (3)

- Basquiat

Basquiat
"Heartattack", de Basquiat e Andy Warhol, é uma das obras expostas no CCBB

Um dos artistas mais icônicos do cenário mundial está com sua obra exposta no CCBB desde o dia 14 de julho. Para quem ainda não foi visitar, a exposição do trabalho de Jean-Michel Basquiat reúne obras inéditas, entre quadros, desenhos, gravuras e pratos pintados pelo artista. Os visitantes têm  entre  9h e 21h para conferir as obras.

SÁBADO (4)

- Projeto Basquete Popular no Bairro

O projeto, parte da programação do BH ao Ar Livre, traz esporte, cultura e diversão para os moradores do bairro Alípio de Melo. A atividade acontece no Parque Vencesli Firmino da Silva ( Rua dos Agrônomos, 285), a partir das 9h. Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar, aprender e desenvolver os fundamentos do basquete.

- Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan

Atividade é indicada como uma espécie de meditação em movimento

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti vai ser palco, no sábado (4), da prática milenar do Tai Chi Chuan. Através dela, os participantes experimentam a meditação em movimento, que leva à sensação de tranquilidade e equilíbrio. Os interessados deverão se inscrever com o professor José Marcelo pelo e-mail marcellogiffoni@gmail.com ou pelo telefone (31) 9 9945-3938.

- Lian Gong 

Criado através da mistura entre a medicina ocidental e as práticas corporais chinesas, o Lian Gong será oferecido no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, das 9h às 10h. Quem quiser participar da atividade, aconselha-se usar roupas confortáveis.

- Espaço do Conhecimento

Quem gosta de uma programação divertida e com uma boa dose de informações vai adorar as atividades do Espaço do Conhecimento UFMG. Neste fim de semana, o público pode conferir a oficina Relógio do Sol, no sábado, a partir das 14h, na qual os participantes aprenderão a ler as horas a partir da sombra projetada pelo astro rei. Além da oficina, a noite reserva atrações para amantes das estrelas com a Observação Noturna, que vai permitir que o público veja de perto detalhes daqueles pequenos pontinhos brilhantes no céu. A atração começa às 19h e os ingressos devem ser retirados a partir das 17h30.

- Moda e Política de Diversidade – Desfile no Museu da Moda

Desfile

Evento vai trazer desfile de moda plus size e, ainda, um debate sobre a diversidade na moda

O Museu da Moda recebe, no sábado (4), o evento Moda e Política de Diversidade, que vai discutir os padrões da moda e trazer a participação de blogueiras feministas que discutem gordofobia, acessibilidade, autoestima e moda plus size. Além do debate, o evento será palco de um desfile de moda plus size que começa no Mumo e termina na Casa do Jornalista. A atração começa às 10h.

DOMINGO (5)

- Aula de Yoga – Amyoga

Yoga

Interessados devem levar colchonetes e usar roupas confortáveis

Uma aula gratuita de yoga é atração de domingo (5) no Parque Fazenda Lagoa do Nado (R. Desembargador Lincoln Prates, 240), a partir das 9h. Para participar, basta aos interessados usar roupas confortáveis e levar um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

- Feira Mercado.ria

Domingo (5) é dia de feira no Boulevard Shopping (Av. dos Andradas, 3000). O BeGreen vai receber a Mercado.ria, com artigos de moda, arte, decoração e gastronomia para toda a família. Os interessados terão acesso a 46 mercadores desses artigos, além de oficinas gratuitas, aulão de yoga e espaço gastronômico. O evento começa às 10h.

- Era uma vez - contação de histórias

O Minas Shopping apresenta, neste domingo (5), a atividade "Era uma Vez". Na atração, as contadoras Roberta Colen e Tatiane Moreira divertem a criançada com as histórias "A Menina que queria ser Sereia" e "Histórias do Folclore Brasileiro". A atração começa às 14h e a entrada é gratuita, mas tem vagas limitadas.

- BH é da Gente – Savassi

A Savassi vai se encher de música e atividades gratuitas para toda a família no domingo (5). Além atrações do Buena Vista Jazz e Blues Festival, os participantes se divertem com espaço para recreação com brinquedos de rua de lazer, como infláveis, cama elástica, mesa de totó e oficina de pintura facial. As atividades acontecem de 9h às 13h no cruzamento das avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas.

- Jazzinho – Jazz para Crianças

Para quem quer levar os pequenos para uma atividade divertida e não abre mão de se divertir junto, o Savassi Festival vai realizar o Jazzinho - Jazz para crianças no domingo (5). A atividade acontece na Praça Floriano Peixoto e apresenta repertório de jazz interpretado pela Orquestra Jovem Sesiminas e pela israelense Shira Ouziel, que aprenseta "A Música que vem do Deserto". A atração começa às 16h.

- Buena Vista jazz e blues festival

Das 9h às 15h deste domingo (5), a Praça da Savassi vai ser palco dos shows de Elaine Abras, Carla Sceno e Denize Schneider pelo Buena Vista Jazz & Blues Festival. Durante o evento, o público ainda conta com gastronomia de foods trucks, beer trucks com cervejas artesanais, food bikes, cachaças, vinhos, espumantes, drinks e queijos e feira de artesanato. Para a garotada, espaço kids e locação de ninebot. O evento terá a Arena Crossdog, onde os visitantes poderão deixar seus cães aos cuidados de profissionais que cuidarão deles, enquanto se divertem. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo Sympla https://www.sympla.com.br/buena-vista-jazz--blues-festival---savassi__323192

- BH é da Gente – Silva Lobo

O domingo (5) na Silva Lobo, no bairro Grajaú, também será de muitas atividades. Entre as atrações, estão um espaço para a prática de atividades esportivas, cantinho infantil com brinquedos pedagógicos, brincadeiras como corda, peteca e amarelinha e um circuitinho de bike, onde os interessados poderão pegar bicicletas emprestadas. A atração acontece das 9h às 12h30 entre as ruas Xapuri e Garret.