Fãs se preparam para ver o Red Hot Chili Peppers em BH

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
28/10/2013 às 08:27.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:42
 (Samuel Costa)

(Samuel Costa)

Podé Nastácia já mexeu seus pauzinhos para conseguir acesso ao camarim do Red Hot Chili Peppers (RHCP) no próximo sábado (2). Quer entregar ao quarteto californiano camisas feitas especialmente para eles, com desenho criado pelo vocalista do Tianastácia para celebrar a passagem da banda por Belo Horizonte.

Uma tietagem totalmente compreensível. Podé não só tem camisas, bermuda, discos, livros e DVDs da banda que tanto admira, como colocou no seu quarto um quadro gigante referente ao álbum "Stadium Arcadium", um de seus álbuns favoritos.

"Para você ter ideia de como sou fã, uma vez vi no site uma promoção de camisas do Red Hot por cinco dólares. Comprei 25 de uma só vez. Tenho ainda uma bermuda deles feita numa série limitada", diz Podé.

Nem todos os fãs do RHCP terão a sorte do integrante do Tianastácia de conseguir chegar perto de Anthony Kiedis e companhia, mas só de assistir a um show do grupo no Mega Space, em Santa Luzia, já é algo sensacional para muita gente – inclusive para os vários que, no passado, tiveram de viajar ao Rio ou a São Paulo para assistir um show.

O RHCP é a atração principal do festival "Circuito Cultural Banco do Brasil", que está rodando por seis capitais brasileiras com nomes de peso da música nacional e internacional. Aqui, o evento acontece sábado, no Mega Space, onde se apresentam ainda Jota Quest, O Rappa, Gaby Amarantos e Yeah Yeah Yeahs. Em outras capitais, vão se apresentar Joss Stone, Steve Wonder, Jason Mraz e outros, em diferentes datas.

"Essa turnê do disco 'I'm With You' tá linda e vai ser ótimo o show aqui. Eles estão numa ótima fase", diz Podé, que pela segunda vez terá a oportunidade de tocar na mesma noite que o RHCP num festival. A primeira foi em 2001, no Rock in Rio.

Esgotados

O frenesi sobre a chegada de Anthony Kiedis e companhia a Minas Gerais foi tão grande, que todos os ingressos para o festival se esgotaram há muitas semanas. Uma banda cover chegou a preparar um aquecimento especial para o RHCP. Na última sexta-feira, o Aeroplane fez um show baseado na atual turnê do grupo norte-americano, enfocando assim as músicas do álbum "I’m With You". "Fizemos uma pesquisa intensa no YouTube sobre os shows dos últimos dois anos", conta o vocalista Vinicius Carossi, 26 anos.

O cantor assistiu ao controverso show do RHCP de 2001, no Rock in Rio, e sabe que a passagem da banda pelo Brasil em 2013 será muito melhor. "O repertório é muito bom e o Josh Klinghoffer (que entrou para a banda em 2009) agora está muito mais à vontade no palco".

Vocalista de grupo cover copiou as tatuagens de Kiedis

A banda cover Charlie também não vai perder a oportunidade de ver de pertinho os artistas que tanto admira. Vai poder verificar ainda mais detalhes que poderão futuramente ser incorporados às suas apresentações. Para se ter ideia do nível do perfeccionismo dos músicos, o vocalista Henry Mendes, 31 anos, faz questão de ser o mais parecido possível com Anthony Kiedis – procurando fidelidade, inclusive, nas tatuagens.

"Comecei a gostar do Red Hot em 2003, quando morava em Londres e ouvia muito o álbum 'By the Way'. Anos depois, decidi montar uma banda cover com amigos. Foi tudo bem, até que veio a primeira crítica de que o vocalista não cantava bem. Decidi fazer aula de canto e investir", diz Henry, que em 2011 foi convidado a entrar para o Charlie.
 

Fazer cover de Red Hot não é tarefa fácil. O instrumental é sofisticado (o baixista Flea e o ex-guitarrista do grupo John Frusciante são fortes referências no universo do rock) e há mudanças intensas de sonoridade entre os álbuns. Quem está na casa dos 30 e 40 anos prefere os sucessos dos anos 90, enquanto os mais jovens preferem os álbuns posteriores a "Californication" (1999). "Tenho que aprender as músicas sobre todas as épocas", conta Henry, reconhecendo "Under the Bridge" como a música mais difícil do repertório.

Frusciante

Nenhuma faixa do álbum "One Hot Minute" (1995) é interpretada pelo RHCP, mas os integrantes das bandas cover de BH gostam e inserem "Aeroplane" e outros hits da época em seus shows.

Henry acredita que é um álbum que não pegou por ter sido feito com Dave Navarro, guitarrista soturno que substituiu John Frusciante durante um período de reabilitação.

"O fanatismo do Red Hot tem muito a ver com o Frusciante, que é um verdadeiro showman. Mas vale ouvir os álbuns em que ele não participou", diz Henry.

Frusciante deixou o grupo em 2009 e não gravou "I’m With You". O grupo perdeu um dos maiores guitarrista do mundo, mas ainda conta com um baixista inacreditável, Flea. O grupo deixa queixos caídos.

Yeah Yeah Yeahs também tem público cativo no festival

Mas o Mega Space não vai receber apenas fãs do Red Hot Chili Peppers no sábado. Muita gente deve comparecer para assistir ao show do Yeah Yeah Yeahs, banda nova-iorquina de indie rock muito bem conceituada entre os apaixonados pelos circuitos alternativos. Atualmente, a banda realiza a turnê de divulgação do álbum "Mosquito", lançado há seis meses.

Luan Nobat, o músico e editor do site Retalho Cult, é um dos fãs que vão fazer questão de ver o trio liderado por Karen O. "Eu gosto da banda há bastante tempo. Meu interesse surgiu no lançamento do 'It’s Blitz', de 2009. Daí eu peguei a discografia da galera e comecei a me interessar bastante nos arranjos, na presença de palco da vocalista, além do modo como eles misturam o eletrônico com o punk rock, o rock", diz Nobat, suspeitando que talvez o público do RHCP se assuste um pouco com a proposta do Yeah Yeah Yeahs.

Lançamentos

O Jota Quest realiza ainda a turnê comemorativa "J15 – Jota Quest 15 Anos na Moral", iniciada em 2011, mas já deve adiantar algo do novo disco, "Funky Funky Boom Boom", previsto para ser lançado no início de novembro. O primeiro single, "Mandou Bem", já está tocando nas rádios.

O Rappa promove seu novo repertório no sábado, baseado em seu mais recente álbum de inéditas, "Nunca Tem Fim...". O trabalho mantém a sonoridade de suas décadas de trabalho, mas com composições feitas de forma mais coletiva do que os discos anteriores. Dessa vez, todos os integrantes meteram a mão na massa.

O Tianastácia também está com disco fresquinho no mercado. O show do "Circuito Cultural Banco do Brasil" deve trazer pelo menos duas músicas do recém-lançado "Love, Love".

Já Gaby Amarantos traz as músicas que fazem parte de seu primeiro disco, "Treme". Ela convida Fernanda Takai para interpretar "Pimenta com Sal".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por