“Processos Mágicos: Da Ideia ao Roteiro” é o nome da minioficina que o artista Jão ministra hoje, na segunda edição da “Faísca – Mercado Gráfico”, mostra de trabalhos de artistas, selos e coletivos que se dedicam à produção gráfica independente. “Ela (a minioficina) foi criada como um módulo da oficina ‘Produzindo Quadrinhos Independentes’ e consiste em um encontro sobre uma das etapas mais subjetivas da produção artística: a ideia e de onde ela vem”, diz Jão.

Partindo de suas experiências, ele tenta desenvolver uma linha de raciocínio sobre a mecânica criativa e explana sobre como os participantes podem trabalhar isso de forma menos subjetiva e mais como uma máquina ou um motor. “Daí o processo mágico do título. Também aborda a construção do roteiro de uma história curta”.

Neste 2º “Faísca”, os artistas do 4e25, O Que Você Quer e Andante são algumas das novidades que se reúnem aos convidados da estreia, realizada em junho, como Relicário Edições, Comum e Maritaca. O público vai encontrar livros, revistas, zines, quadrinhos, cartazes, pôsteres, camisetas, bolsas, marcadores de livros e vários outros produtos gráficos.

Faísca – Neste sábado (18), das 11 às 17h, na Galeria de Arte do BDMG Cultural (rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes). Acesso gratuito