O Natal está chegando e as feiras com produtos diferenciados começam a ganhar destaque em Belo Horizonte. Neste fim de semana, o público já pode contar com a tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais, que dessa vez acontece no Mercado Central, ou conferir a última edição do ano da Feirinha Aproxima, que conta com quitutes feitos por dezenas de chefs.

A programação cultural gratuita deste fim de semana também contempla uma edição especial da Feira Aprecie em Contagem e a realização do RUN & BURN, que terá várias atrações no coração da Savassi.

Confira os destaques gratuitos deste fim de semana em BH e região:

 

SEXTA (30)

 

Personagens da Disney tiram fotos com clientes

Entre sexta-feira e domingo, pessoas de todas as idades terão a oportunidade de abraçar e tirar fotos com Mickey, Minnie, Pateta e Pato Donald. Os encontros são gratuitos e acontecem, sempre, das 16h às 19h30. Os personagens se apresentam em duplas - Mickey e Minnie, Pato Donald e Pateta –, a cada 30 minutos. Para participar é preciso retirar uma senha de acesso no balcão do evento (1º piso), uma hora antes do horário de início de cada sessão.

Onde: Shopping Del Rey (av. Carlos Luz, 3001, Caiçara)

Quando: sexta a domingo, das 16h às 19h30

 

Feira de Cerâmica no Mercado Central

A Feira de Cerâmica de Minas Gerais ganha uma nova edição com cerca de 38 artistas de diferentes gerações, estilos e técnicas movidos pela troca de saberes. Além da venda de peças artísticas de cerâmica, oficinas gratuitas e demonstrações de técnicas serão oferecidas para públicos de todas as idades.

Onde: Piso do Mezzanino do Mercado Central (av. Augusto de Lima, 744, Centro)

Quando: sexta, das 9h às 18h, sábado, das 9h às 18h, domingo, das 9h às 13h

 

Formandos do TU apresentam espetáculo

Os formandos do Teatro Universitário da UFMG encerram o Curso Técnico em Teatro com uma temporada na Funarte. Os alunos encenam “eia”, uma criação coletiva que trata das inquietações do existir. Como em um sonho, o espetáculo revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana nos quais uma andarilha percorre fragmentos que perpassam o rompimento da infância e de vidas marcadas por fome, machismo, racismo e alienação.

Onde: Funarte (rua Januária, 68, Centro)

Quando: de quinta-feira a domingo, às 20h

 

Leandro Karnal lança livro sobre solidão

O historiador Leandro Karnal realiza o lançamento do livro “O dilema do porco espinho”. Na obra, um dos intelectuais mais influentes do país investiga a solidão em diferentes âmbitos, inclusive sob os aspectos positivos, e oferece ao leitor uma saborosa reflexão sobre esse sentimento amplo, poderoso e fundamental.

Onde: Livraria Leitura do shopping Pátio Savassi (av. do Contorno, 6061)

Quando: sexta, às 19h

 

Alunos do Cefart apresentam “Eclipse Solar”

Reflexões sobre política, humanismo, pessimismo e desejo de liberdade compõem “Eclipse Solar”, espetáculo de formatura do 3º ano do Curso Técnico de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. Com direção de Ricardo Alves Jr e dramaturgia de Germano Melo, a montagem retrata um grupo de expatriados que espera um eclipse solar total.

Onde: Cefart Andradas (av. dos Andradas, 723, Centro)

Quando: sexta e sábado, às 19h e 21h, domingo, às 19h

 

Primeira Guerra Mundial em fotos

Foi inaugurada nesta sexta a exposição fotográfica “Primeira Guerra Mundial – Longe de Casa”, em comemoração aos cem anos do fim desse sombrio episódio da História (1914 – 1918). A mostra, com 18 fotografias do cotidiano no front, retrata a história pouco conhecida dos milhares de soldados de diferentes nacionalidades e etnias que participaram do conflito europeu. A exposição, promovida pelo Consulado da Bélgica em Belo Horizonte e pela Embaixada da Bélgica no Brasil

Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (rua Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

Quando: Até dia 20 de dezembro

 

SÁBADO (1º)

 

Feirinha Aproxima na Casa Fiat

A Feirinha Aproxima realiza a última edição de 2018 neste sábado. O projeto encerra mais um ciclo com mais de 100 novos chefs e produtores expondo os seus pratos e produtos para um público que ultrapassa as 30 mil pessoas durante todo o ano. Nesta edição, a Feirinha incentiva ainda ações de responsabilidades social e ambiental.

Onde: Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, das 10h às 17h

 

Luzes de Natal em Betim

Papai Noel será recebido em Betim com luzes e atrações culturais para dar início ao Natal Bem Solidário. As luzes serão acesas na praça Milton Campos e na Casa da Cultura Josephina Bento, que vão receber ainda apresentações do Balé da Funarbe, formado pelos alunos dos Centros Populares de Cultura (CPC) e da Orquestra Sinfônica de Betim (Naipe de Metais), de capoeira e de danças folclóricas.

Onde: Praça Milton Campos, Betim

Quando: sábado, às 18h30

 

Encontro com Maria Helena Andrés

A exposição "Construções Sensíveis" está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte até o dia 7 de janeiro. A mostra abrange a mais representativa arte abstrata da América Latina, montada a partir da coleção Ella Fontanals-Cisneros, pelos curadores Rodolfo de Athayde e Ania Rodríguez. São 120 obras, de 60 autores, de sete países da América Latina. Diante deste importante acervo, o Programa CCBB Educativo oferece a atividade “Com a Palavra”, com a artista plástica, escritora e arte-educadora Maria Helena Andrés.

Onde: CCBBBH (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 18h

 

Um pouco sobre a cultura indígena

A cultura ocidental olha para o céu e pensa em planetas, estrelas e outros corpos celestes como frutos de milhares de anos de reações químicas e físicas. Os povos indígenas, por sua vez, têm outra perspectiva sobre o Universo, o que será mostrado ao público na contação de histórias “Desvendando as constelações guaranis”.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, às 14h

 

Crianças recriam obras de arte

Por meio de uma xilogravura e com apenas uma cor, a artista mineira Yara Tupynambá retratou a cidade de Sabará. Já Wilde Lacerda escolheu tons de verde, azul e amarelo para pintar Ouro Preto. No sábado, os visitantes irão decidir como representar esses locais. Na oficina Colecionando lugares: minha paisagem, as crianças vão usar lápis, giz de cera e canetinha para criar novas imagens a partir de obras de arte.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: sábado, às 18h15

 

Shopping realiza concurso de princesas

O Shopping Contagem oferece oficina de Slime para divertir a criançada neste sábado. Além disso, no domingo, o espaço realiza um concurso de princesas para crianças de 3 a 9 anos. Os interessados em concorrer devem enviar um e-mail para concursoprincesa@topagencybh.com.br contendo nome, idade, e-mail, telefone e uma foto. A premiação é de R$ 500, entre outros.

Onde: Shopping Contagem (av. Severino Ballesteros Rodrigues, 850, Contagem)

Quando: sábado, às 16h, e domingo, às 15h

 

DOMINGO (2)

 

Mistura Beagá ocupa MHAB

O Museu Abílio Barreto recebe a Mistura Beagá, uma feira com artesanato, gastronomia, espaço kids e música, com show de Neto Meirelles. O objetivo do evento é fomentar o trabalho de empreendedores criativos.

Onde: Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)

Quando: domingo, das 10h às 18h

 

BH elege a Corte Momesca do Carnaval

A Belotur realiza neste domingo, Dia Nacional do Samba, a realização da eleição da Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2019. Além da votação do Rei Momo, da Princesa e da Rainha do Carnaval, o evento conta com a Mostra Samba Lagoinha (final do concurso de composições inéditas) e shows de Conversamba e Baluartes do Samba.

Onde: Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira - Mercado da Lagoinha (av. Antônio Carlos, 821, Lagoinha)

Quando: domingo, das 10h às 20h

 

Evento apresenta gastronomia japonesa

A tradicional Feira de Comida Típica Japonesa acontece neste domingo. O público poderá degustar delícias típicas do país do Oriente e conhecer um pouco mais sobre a música, a dança e a cultura do Japão.

Onde: sede da AMCNB (rua Dom Lourenço de Almeida, 535, Nova Cachoeirinha)

Quando: domingo, das 11h às 16h

 

Sesiminas abre as portas para oficinas

Um domingo de oficinas e apresentações para toda a família e tudo inteiramente gratuito. Essa é a proposta do projeto Casa Aberta – Circuito de Artes do Centro Cultural SESIMINAS. Espaço irá abrir as portas para que a população possa experimentar os cursos que são oferecidos. Serão oficinas de jardinagem, dança, artesanato, música e apresentações artísticas, pensadas para serem curtidas por crianças, jovens e adultos.

Onde: Centro Cultural SESIMINAS (rua Álvares Maciel, 59, Santa Efigênia)

Quando: domingo, das 9h às 14h

 

Festival Aprecie foca no rock

Neste domingo, acontece o Festival Aprecie – Especial Rock Brasil. Além das atrações gastronômicas e cervejas artesanais, haverá um Espaço Kids com várias oficinas gratuitas e com a supervisão de monitores. Haverá shows com as bandas Engenheiros do Uai (Engenheiros do Hawaii), Legião II (Legião Urbana) e Belos e Malditos (Capital Inicial). A entrada é gratuita mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível e deve-se retirar o ingresso no Sympla.

Onde: Estacionamento G2 do Big Shopping (av. João César de Oliveira, Eldorado)

Quando: domingo, das 12h às 20h

 

Orquestra feminina na PUC

A Orquestra Sol das Gerais é a próxima atração dos Concertos Dominicais Peter Lund. A orquestra é formada por musicistas mulheres e professores convidados.

Onde: Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

Quando: domingo, às 11h

 

Roqueiros se encontram em corrida

Os apaixonados por motos, corrida e rock and roll se encontram na corrida RUN & BURN neste domingo. Além da atividade física, o evento conta com um espaço kids monitorado com diversas atrações como brinquedos infláveis, cama elástica, oficina de pintura facial e mesa de totó. Também vai haver shows de Black Maiden e Velotrol. O evento será integrado ao BH é da Gente Savassi.

Onde: Praça Diogo de Vasconcelos, Savassi

Quando: domingo, a partir das 7h

 

Crianças conhecem animais do rio Doce

Visitantes podem ver alguns animais da região do rio Doce na atividade “Bestiário do 'novo' Rio Doce”. Espécimes conservados estão na mostra, como gambá-de-orelha-preta, morcego-vermelho-do-sul e tangará. Depois de uma conversa sobre a importância de coleções taxonômicas para o conhecimento humano, os participantes vão relembrar o rompimento da barragem do Fundão, que afetou a bacia e pode ter colocado fim a algumas espécies, e conhecerá curiosidades da cultura dos indígenas maxakalis, que vivem às margens do rio.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700)

Quando: domingo, às 15h

 

Oficina de balões para a criançada

As crianças vão se divertir com uma oficina de balões e pintura facial neste domingo, no Boulevard Kids. O projeto ainda vai distribuir pipoca e algodão doce.

Onde: Piso 3 do Boulevard Shopping, ao lado da Morana (av. dos Andradas, 3.000)

Quando: domingo, às 16h