A chuva trouxe um alívio para o calorão que tomou conta de Belo Horizonte no fim do inverno, mas não precisa ser desculpa para passar o fim de semana dentro de casa, assistindo a programas da TV. A capital mineira tem várias opções gratuitas para os mais diferentes gostos.

Na programação, estão o Festival Literário Internacional (FLI-BH), o Festival de Sabores, uma apresentação da Big Band do pianista Nelson Ayres, mais uma edição do Festival Meninada, Feira Fresca, um festival de fanfarras, entre outros. Para quem estiver animado para pegar a estrada, vale a pena conferir o encontro internacional de palhaços em Mariana.

Confira os destaques gratuitos do fim de semana e programe-se:

 

SEXTA (27)

FLI-BH tem dezenas de atrações

Até domingo, a capital recebe o Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), que traz mais de 50 atrações, divididas entre palestras, rodas de conversa, oficinas, saraus, narrações de histórias, exposições, espaço literário, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com escritores e escritoras independentes, mostra de cinema e literatura, biblioteca e intervenções urbanas.

Onde: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (avenida Afonso Pena, 1377, Centro), Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação, s/n, Centro) e MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza)

Quando: até domingo. A programação de todo o evento está disponível em: http://www.fli.pbh.gov.br/

 

Fanfarras se apresentam em diferentes lugares de BH

O HONK – festival internacional de fanfarras ativistas – chega em BH neste fim de semana com apresentações de fanfarras de diferentes lugares do país. Na sexta, a festa acontece debaixo do viaduto Santa Tereza. No sábado, as fanfarras se dividem entre os bairros Lagoinha, Conjunto Santa Maria e Vila Dias. Já no domingo, a partir das 11h, rola encerramento do Honk na Praça Comendador Negrão de Lima, no bairro Floresta, com diversas apresentações das fanfarras. Veja a programação em https://www.facebook.com/honkbh/

Onde: Viaduto Santa Tereza, Praça Comendador Negrão de Lima e outros endereços

Quando: até domingo

 

Exposição interativa sobre ciências no Pátio

O Pátio Savassi está recebendo a exposição interativa Ciência e Diversão. Em um cenário colorido e muito divertido, os clientes poderão conhecer, explorar e experimentar 15 “brinquedos” que fariam até o físico Albert Einstein literalmente arrepiar os seus cabelos. Até 20 de outubro.

Onde: Pátio Savassi (av. do Contorno, São Pedro)

Quando: segunda a sexta, das 14h às 21h; sábado, das 11h às 21h; domingo, das 14h às 20h

 

Últimos dias do Museu do Videogame

No próximo domingo, o Museu do Videogame Itinerante se despede de Belo Horizonte. No palco do museu, haverá concurso de cosplay (neste sábado) e a final do Just Dance, simulador que desafia o jogador a imitar os movimentos de dança na tela.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: até domingo, a partir das 17h

 

Festival mostra riqueza gastronômica das favelas

O Festival de Sabores realiza uma edição Sou da Favela, com comidas típicas do morro, das comunidades em geral produzidas e vendidas pelos próprios moradores do Aglomerado da Barragem Santa Lúcia. Moradores do entorno participarão desse encontro apresentando pratos surpreendentes, aprimorados por meio de parceria com chefs.

Onde: Barragem Santa Lúcia (av. Arthur Bernardes, 85, Vila Paris)

Quando: sexta, das 18h às 22h, sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h

 

Encontro de palhaços em Mariana

Segue até domingo o Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços em Mariana. Além das praças e do centro histórico, que recebem mais de 40 trupes de todo o Brasil e exterior e seus espetáculos gratuitos nos quatro dias de evento, a programação se estende para bairros e distritos periféricos, com a Descentralização do Encontro.

Onde: eventos concentrados na Praça dos Ferroviários, Praça Gomes Freire, Praça da Sé, Praça Minas Gerais e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura), em Mariana

Quando: até domingo

 

SÁBADO (28)

Fera Neném faz cortejo no Parque Municipal

Neste sábado, o Festival Meninada chega ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti com sete atrações gratuitas, incluindo shows, contação de histórias e oficinas. As atividades começam às 11h30, com o cortejo do Bloco Fera Neném e a participação especial da Mindinho Bateria Mirim. Armatrux e Grupo Pé de Sonho estão na programação.

Onde: Parque Municipal Amério Renné Giannetti (av. Afonso Pena, Centro)

Quando: sábado, a partir das 11h30

 

Nelson Ayres na praça Floriano Peixoto

A praça Floriano Peixoto recebe neste sábado a Nelson Ayres Big Band, orquestra conduzida pelo pianista que dá nome ao grupo. A Big Band é formada por 16 grandes solistas, em um encontro de várias gerações. Quem será responsável pela abertura é a cantora Luísa Mitre, artista selecionada por meio de edital, com o show “Oferenda”.

Onde: Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia)

Quando: sábado, às 19h30

nelson ayres big band

O pianista Nelson Ayres conduz uma big band em apresentação gratuita 

 

Especial para crianças menores de 2 anos

Após sentir carência de eventos voltados para crianças de até 2 anos, o MM Gerdau promove "Uma Tarde no Museu - Especial Bebês" neste sábado, com o especial "As canções de ninar - Edição especial para bebês", que reunirá músicas e uma instalação brincante. O Grupo Quinto também marca presença com o concerto cênico "Sonho dos Bichos".

Onde: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 14h

 

Mitos e verdades sobre envelhecimento

A edição do Café Controverso deste sábado debaterá mitos e verdades sobre o envelhecimento. Nesta edição especial, o geriatra cooperado da Unimed-BH Estevão Alves Valle estará ao lado de Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (conhecido como LOR), presidente da Associação Mineira de Apoio às Pessoas com Neurofibromatoses, para discutir as tendências e o que é fato e o que é fake sobre envelhecimento. O encontro terá a mediação da médica Rocksane de Carvalho Norton.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade)

Quando: sábado, às 10h

 

Atividades na Praça da Liberdade

O conhecimento astronômico divulgado dentro do Espaço do Conhecimento será transportado para a Praça da Liberdade no sábado. O local será cenário de brincadeiras sobre o Sistema Solar, tudo isso acontece na atividade Tapete Astronômico na Praça. No dia seguinte, acontece a Observação do Sol na Praça. Na atividade, um telescópio especial permitirá que os pedestres apreciem cada detalhe dessa grande estrela.

Onde: Praça da Liberdade

Quando: sábado, às 14h, e domingo, às 11h

 

Pátio Savassi recebe Feira Fresca

Macarrons, barras de chocolate, molhos, geleia de bacon e de frutas, temperos, café especial, chope vinil, massas artesanais secas e recheadas, nhoque, embutidos e chás são alguns produtos que poderão ser encontrados na edição deste sábado da Feira Fresca. O evento contará ainda com aula gratuita de yoga, meditação e apresentação musical.

Onde: Pátio Savassi (av. do Contorno, São Pedro)

Quando: sábado, às 10h

 

Gastronomia e shows no BeGreen

O evento House of H2OH! chega a BH neste sábado com chefs de gastronomia regional (com opções veganas e vegetarianos), aula de ioga e shows de Banda Dom Pepo, Mariana Cavanellas e o DJ Sandri. Haverá ainda uma conversa com Paola Antonini. Entrada gratuita , mediante inscrição no formulário disponível no Facebook da marca: https://www.facebook.com/H2OHBrasil/ - Evento House Of H2OH! Belo Horizonte.

Onde: BeGreen do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000, Santa Efigênia)

Quando: sábado, das 10h às 19h

 

DOMINGO (29)

Documentário e shows no Viola de Feira

O projeto Viola de Feira exibe neste domingo o documentário "Violas - o fazer e o tocar em Minas Gerais", realizado pelo Iepha. Além disso, tem a última apresentação da edição 2019 com Ramon e Rozado convidando Du Santos.

Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio)

Quando: domingo, a partir das 9h30

 

Dona Baratinha em contação de histórias

Os contadores Aline Medeiros e Túlio Rocha prometem encantar o público com duas histórias recheadas de música e surpresas dentro do projeto "Era Uma Vez – Oficina de Contação de Histórias". O conto "A Dona baratinha" irá proporcionar às crianças muitas risadas. Por meio de objetos, caracterizações, vozes e caretas, as crianças são convidadas a acompanhar a história da baratinha que achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar.

Onde: Minas Shopping (av. Cristiano Machado, 4000, União)

Quando: domingo, às 14h

 

Oralidade é tema de atividade no CCBB

O projeto Múltiplo Ancestral do CCBB Educativo recebe, no domingo, a Banda de Rua Babadan para realizar a Gira da Babadan. A atividade propõe experimentar a linguagem cultural e o comportamento do grupo participante, embasada no conceito da Afrobetização, onde o público será estimulado e conduzido a vivenciar na prática a performance musical e a corpo oralidade que caracterizam a banda.

Onde: CCBB-BH (Praça da Liberdade)

Quando: domingo, às 11h

 

Oficina de automassagem na Pampulha

No BH é da Gente – Guarapari, além das brincadeiras tradicionais e rua de lazer para crianças, haverá uma oficina de automassagem, que é uma técnica para regulação e harmonização dos processos fisiológicos. Ajuda a eliminar dores de cabeça, estresse, dores localizadas, insônia, má digestão, intestino preso, cólica, entre outras. Quem for fazer a prática deve levar toalha, canga, colchonete ou tatame.

Onde: avenida Guarapari, entre a avenida Portugal e a rua Deputado Salim Nacur

Quando: domingo, das 9h às 13h