Uma experiência única não somente para o público, como também para os artistas que estarão no palco. Assim será a gravação do segundo DVD da carreira solo de Fernanda Takai, que será feito na praça do Tamboril, em Inhotim, neste sábado – os ingressos estão esgotados. 

A apresentação faz parte da intensa programação comemorativa dos dez anos de visitação pública do Inhotim. Será o primeiro evento aberto no período noturno – ou seja, além de prestigiar o show da cantora, os presentes terão a oportunidade de observar o parque a partir de uma nova perspectiva. 

A artista conta que o desejo de gravar no parque/museu de Brumadinho é antiga. As primeiras ideias eram de fazer um DVD para o Pato Fu. 

“Dessa vez, houve uma confluência de fatores para que desse certo. Por causa do aniversário, a gestão do Inhotim queria algo marcante. A beleza do lugar nunca havia sido documentada em um DVD de um artista pop”, afirma a artista. “Para mim, foi um grande presente quando isso foi aprovado lá dentro do Inhotim, porque houve uma curadoria artística e administrativa”. 

Segundo ela, o foco estético do DVD estará na beleza exuberante do Jardim Botânico. O cenário do show da turnê “Na Medida do Impossível” foi adaptado para que pudesse dialogar de forma harmônica com as árvores do parque. O palco será mais baixo, com um tom mais intimista, para um público de aproximadamente mil pessoas. 

Novidades
No repertório, além das músicas de “Na Medida do Impossível”, estão canções que Fernanda gravou em projetos de outras pessoas – ou seja, não estão registrados em sua discografia. Na lista estão “De Onde Vens” (gravado no álbum “Nelson 70”, de homenagem a Nelson Motta) e “Fui Eu” (registrado no disco que relembra os grandes sucessos de Michael Sullivan). “Nada por Mim”, do Pato Fu, também está no repertório. 

“A grande diferença deste show é a experiência única, para o público e para mim. Não haverá outro show como esse. Tive a oportunidade de ir ao Inhotim à noite, e foi interessante ver o dia cair, ouvir o barulho dos bichos que começam a aparecer no período noturno”, conta Fernanda, que irá incluir no DVD os clipes feitos para o último disco e um making of.

Novo livro
Além da gravação do DVD, Fernanda está envolvida com o lançamento do livro digital “O Cabelo da Menina” (que conta ainda com música e clipe 360 graus). Ela também tem realizado shows com o Pato Fu em três diferentes projetos: “Alice Live”, “Música de Brinquedo” – ambos com o Giramundo – e “Não Pare pra Pensar”. 

Além disso

O show de Takai não é a única atração deste sábado em Inhotim. Durante a “Noite Aberta”, haverá a primeira ação em homenagem a Tunga (1952-2016) e uma sopa vermelha será servida ao lado da obra “True Rouge” para os visitantes noturnos. Outra homenagem será feita no dia 8, quando a Galeria Psicoativa será cenário para a realização da performance “Vanguarda Viperina” (de 1985), às 11h e às 13h. O parque irá inaugurar ainda novas exposições nas galerias Mata e Lago.

Outra cantora famosa fará show no Inhotim dentro da programação especial de aniversário: Marisa Monte se apresenta no dia 10, às 15h (os ingressos também estão esgotados). Haverá ainda a apresentação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcos Arakaki, no dia 11, às 11h, aberta ao público visitante do parque. No repertório, peças como a “Cavalaria Ligeira”, de Suppé, “Tritsch-Tratsch Polka”, de J. Strauss Jr, e as “Gymnopédies 3 e 1”, de Satie, com orquestração de Debussy. 

A programação conta também com o 3º Seminário Internacional de Educação Inhotim – Experiências em Trânsito, realizado de hoje a sábado, contando com especialistas convidados de diversos países. Vale lembrar que os participantes do seminário, que passam por uma inscrição prévia, terão transporte gratuito de Belo Horizonte a Brumadinho.