Festa italiana, Pato Fu e Bruno & Marrone: veja a programação gratuita do fim de semana

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
29/06/2018 às 12:42.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:05
 (Instagram/Reprodução)

(Instagram/Reprodução)

Junho está chegando ao fim e todo mundo tem que correr para aproveitar as delícias tão típicas deste mês. O Arraial de Belo Horizonte conta com mais dois dias de festa, com direito a quadrilhas, comidas típicas e shows de música sertaneja - com destaque para Bruno & Marrone. Tem ainda festa junina na rua Sapucaí e encontro de forrozeiros no Centro Cultural Padre Eustáquio.

A programação gratuita do fim de semana conta ainda com seminários e debates, mostras de filmes, apresentações de dança, teatro, entre outros. A Festa Italiana e o Minas ao Luar especial, com Pato Fu e Graveola, são os grandes destaques.

Confira a programação e divirta-se:

 SEXTA (29)

 Mostra 100% Minas

Peças inéditas criadas por designers, arquitetos e artesãos mineiros são expostas na Mostra 100% Minas, a partir desta sexta. A seleção dos trabalhos reforça o diálogo entre o conceito e concepção do design, além de apresentar panorama de experimentações que inclui formas, acabamentos e o uso de materiais de forma inovadora. Até 8 de julho, na Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, 10 – Funcionários).

 Para jovens

O Centro de Referência da Juventude (Praça da Estação) recebe na sexta-feira, das 18h às 21h30, o debate "Prevenção combinada cê fraga?". O espaço fomenta atividades de cultura, esporte, educação e empreendedorismo com foco no público jovem, de 15 a 29 anos. Durante o encontro, serão apresentadas aos jovens as formas de prevenção combinada para evitar a exposição ao vírus HIV e o contágio por outras infecções sexualmente transmissíveis.

 Basílica de Congonhas

Ícone do colonial mineiro, obra-prima do barroco e parte do conjunto considerado Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, foi reaberta, depois de passar pela maior e mais importante restauração de sua história. Foram cerca de R$ 2,27 milhões investidos na restauração, realizada com recursos do programa Agora, é Avançar, do Governo Federal, por meio do Iphan, com execução da Prefeitura Municipal de Congonhas. O Ministério Público Federal (MPF) também direcionou investimentos de quase R$ 493 mil para o projeto da obra, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta. Assim, foram dois anos e meio de intervenções, que contemplam os elementos artísticos da Basílica, em uma ação criteriosa e que segue os padrões internacionais de excelência. A paróquia ainda realizou outros serviços, como a pintura da igreja, a recuperação de relicários e imagens, como a do Bom Jesus crucificado, localizado no altar-mor.

 Animação russa

O Sesc Palladium apresenta, até dia 7 de julho, a Mostra de Animação Russa, com a exibição de 40 desenhos animados de 20 diretores, realizados entre os anos de 1950 e 2016. A entrada para as sessões é gratuita, com retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência. Nesta sexta, tem sessões às 18h e 19h. No sábado e domingo, elas acontecem às 15h, 17h e 19h. Veja programação completa aqui.

 Encontro de dança

Dança do ventre, balé, flamenco, sapateado e jazz. Estes são apenas alguns estilos de dança que poderão ser conferidas durante o Primeiro Encontro da Dança. O evento acontece na Praça de Eventos, Piso 1 do Boulevard Shopping (av. dos Andradas, 3000). Na ocasião, diversas escolas de Belo Horizonte e região subirão ao palco especialmente preparado para o evento para se apresentarem aos clientes. Na sexta-feira, as apresentações acontecem a partir das 17h30; no sábado e no domingo, as escolas sobem ao palco às 14h.

 Mayombe

O Mayombe Grupo de Teatro comemora 23 anos de atividades em Belo Horizonte com o lançamento do livro "A mulher que andava em círculos e Happy Hour: [Dramaturgias de Re(e)xistências]", com autoria de Éder Rodrigues e Marcos Antônio Alexandre. Publicado pela Editora Javali, o livro em edição bilíngue contém as duas últimas peças encenadas pelo coletivo, além de textos críticos sobre os trabalhos e depoimentos sobre o processo de montagem. O lançamento acontece nesta sexta, às 20h, no Teatro 171 (rua Capitão Bragança, 35, Santa Tereza), com leitura dramática e show da cantora chilena Claudia Manzo.

 Teresinha Soares

A Fundação Clóvis Salgado realiza nesta sexta, às 19h, o lançamento do catálogo da exposição “Teresinha Soares”, que ocupa a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, no Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1537) até domingo. O catálogo, que terá distribuição gratuita para o público presente na galeria, reúne fotografias das obras, textos autorais e institucionais, biografia da artista e outros detalhes sobre a exposição, que foi aberta a visitações em 14 de abril de 2018.

 SÁBADO (30)

 Arraial de Belo Horizonte

O Arraial de Belo Horizonte tem continuidade neste fim de semana, na Praça da Estação. Além da Vila Gastronômica e da apresentação de quadrilhas (concursos estadual e municipal), haverá shows. No sábado, a partir das 23h, sobem ao palco Nolli e Brothers e a dupla Rick e Ricardo. No domingo, quem fecha a programação é a dupla Bruno & Marrone, às 21h30.

 Minas ao Luar especial

Neste sábado, a partir das 17h, na praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco (rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto) as bandas Pato Fu e Graveola se apresentam na edição especial do Minas ao Luar. O projeto homenageia os 30 anos do programa Agenda e os 20 anos do programa Alto-Falante, ambos da Rede Minas.

 Encontro de Bandas

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti recebe as últimas apresentações do II Encontro de Bandas de Música. O terceiro espetáculo, da série de três, acontece neste sábado, às 10h, em frente ao charmoso Teatro Francisco Nunes. O evento vai contar com a participação da Corporação Musical União Operária, de Nova Lima (território Metropolitano), da Filarmônica do município de Santa Cruz do Escalvado (território Caparaó) e da Sociedade Musical Santa Cecília, do município de Mariana (território Metropolitano).Omar Freire/Imprensa MG/Divulgação / N/A

O Encontro de Bandas chega ao final neste fim de semana

 Brinquedorias

Se puxarmos no fundo da memória, conseguimos nos lembrar daquelas brincadeiras de infância que não ficaram eternizadas por aí, mas eram muito divertidas. No sábado, a criançada vai desbravar esse mundo de imagens, sons e movimentos que essas brincadeiras, quase esquecidas ou desconhecidas, podem nos mostrar no espetáculo cênico musical “Brinquedorias”, do grupo Serelepe EBA-UFMG. No Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade), às 17h.

 Feira cultural

O Instituto Ramacrisna, em Betim, realiza neste sábado a 1ª Feira Cultural dos Aprendizes. O tema será Ramacrisna na Copa, com o foco na diversidade cultural dos países participantes da Copa do Mundo. Cada uma das 26 turmas participantes do projeto irá representar um país, no estande serão apresentadas as seguintes características: culinária, música, cultura, trajes típicos, economia, política, clima, curiosidades, etc. A feira acontece das 9h às 11h, no Instituto Social Ramacrisna (rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso, Betim).

 Dia C

No próximo sábado, dia em que as cooperativas brasileiras se unem em um grande movimento de solidariedade, conhecido como o Dia C – Dia de Cooperar, o Instituto Unimed-BH preparou a Manhã do Cuidar. Das 8h às 13h, médicos cooperados e colaboradores vão se unir para revitalizar espaços da Escola Municipal Hugo Werneck, na região Oeste da cidade. No mesmo dia, a partir das 9h, ainda dentro das comemorações do Dia C, haverá na Praça da Assembleia apresentações culturais, degustação e exposição de produtos de cooperativas, recreação infantil e a apresentação do Batuque Salubre.

 Festa Junina da Sapucaí

A rua Sapucaí será transformada em uma quermesse neste sábado. Realizada a partir do meio-dia, a Festa Junina da Sapucaí com brincadeiras, espaço kids, feira de produtores, shows de forró e comidas típicas.

 Forrozeiros

O 19° Encontro de Forrozeiros - Edição: São João tem que ter Forró acontece neste sábado, às 15h, no Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio). Além de barraquinhas com comidas típicas, haverá shows de Banda Pau & Pedra, Trio Petronilho e Trio Zeferino

 Saúde em pauta

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2030, aproximadamente 82 milhões de pessoas no mundo sofrerão de demência, síndrome em que há deterioração da memória, do comportamento e da capacidade de realizar atividades cotidianas. Atualmente, cerca de 50 milhões de cidadãos têm a doença, que atinge entre 5% e 8% da população com mais de 60 anos, segundo a OMS. Para discutir os desafios no cuidado com essas pessoas, especialistas e público se reúnem no próximo sábado, no Café Controverso: Saúde em Pauta, a partir das 10h, no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade).

 Histórias da África

São muitas as crenças e os imaginários que compõem o continente africano. Formado por centenas de grupos étnicos que mobilizam relações de ancestralidade e religiosidade, sua história e seus heróis inspiram o mundo inteiro. No próximo sábado, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade) realiza Histórias da África de A a Z. Na atividade, os visitantes vão conhecer personagens importantes das culturas Akan, Banto, Yorubá e Zulu. A contação de histórias começa às 15h.

 Vivendo de arte

"Dá pra viver de artes visuais?". O questionamento que permeia as rodas de conversa entre artistas e estudantes de arte, de modo geral, toma a forma de seminário que será realizado sábado, das 10h às 18h30, no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade). Gabriela Carvalho e Luiz Lemos, da Casa Camelo, assinam a curadoria do encontro e confirmam nomes como Ana Flávia Machado (FACE/UFMG), Brígida Campbell (EBA/UFMG), Carolina Cordeiro, Rodrigo Mitre (Periscópio) e Randopho Lamonier, de Belo Horizonte; Ana Luiza Fonseca (Feira Tijuana), Flora Leite (Ateliê 397) e Rafael RG, de São Paulo; e Camilla Rocha Campos (CAPACETE), do Rio.

 Cinema francês

Na sessão deste mês da mostra permanente Cineclube Francófono, será exibido o filme “Longe do Vietnã” (1967), dirigido por Agnès Varda, Alain Resnais, Claude Lelouch, Chris Marker, Jean-Luc Godard, Joris Ivens e William Klein. O filme combina pensamentos, críticas e preocupações dos sete cineastas a respeito da Guerra do Vietnã. A sessão será comentada por Joana Oliveira, coordenadora do curso de Cinema da UNA. Sábado, às 16h, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537).

 DOMINGO (1º)

 Festa italiana

Organizada pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais, a 12ª edição da Festa Italiana está marcada para este domingo, das 11h às 20h, na avenida Getúlio Vargas (nos quarteirões entre a Cristóvão Colombo e a Professor Moraes), na Savassi. O evento, adiado pela greve dos caminhoneiros, realizada no fim do mês de maio e início de junho, celebra o Dia da República Italiana (comemorado em 2 de junho) e simboliza a confraternização e integração das comunidades italiana e mineira. Novidade deste ano é o lançamento de cerveja exclusiva do evento. Parceria da Cervejaria Backer com a Croce di Malto. Entrada: um quilo de alimento não perecível. Acibra/Divulgação / N/A

A Festa Italiana é um dos principais eventos de rua de Belo Horizonte

Silva Lobo

Rua de lazer, brincadeiras tradicionais e cantinho infantil são as atrações do BH é da Gente – Silva Lobo, neste domingo. Na avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret, das 9h às 13h, a ação vai disponibilizar brinquedos infláveis, cama elástica, mesa de totó e oficina de pintura facial. Entre 9h e 12h30, haverá espaço destinado às brincadeiras tradicionais, como corda, amarelinha e jogo da velha. Já o BH é da Gente – Savassi não será realizado neste domingo, em função da tradicional Festa Italiana marcada para este fim de semana no mesmo espaço onde o programa funciona.

 Mindfulness

O Parque Marcos Mazzoni (rua Dep. Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, Cidade Nova) recebe, neste domingo, às 9h, uma aula gratuita de Prática de Mindfulness. Utilize roupas confortáveis e leve um colchonete ou canga para usar durante a atividade.

 Dança no Parque

O projeto Dança no Parque será realizado neste domingo, às 16h, no Parque Rosinha Cadar (rua Rodrigues Caldas, 351, Santo Agostinho). São danças de roda utilizadas para reunir pessoas em alegres celebrações, resgatando o contato com a tradição dos povos antigos, como também para harmonização individual e grupal, integração e como instrumento de autoconhecimento.

 Morro das Pedras

Neste domingo, acontece, no Morro das Pedras, a quinta etapa da segunda edição do Circuito Gastronômico de Favelas. Dez atores gastronômicos levarão ao público preparos como bolinho de feijoada, flor de jiló e língua bovina recheada, entre outros pratos, com preço máximo de R$ 15. A música fica por conta do Samba da Vera. Formado por uma seleção de músicos experientes, o supergrupo é comandado por Flávio Renegado e Manu Dias. O evento acontecerá na rua Marco Antônio, em frente ao número 250, das 12h às 18h.

 Limão 30 anos

O show “André Limão Queiroz – 30 Anos de Carreira” tem mais uma edição, dessa vez no domingo, às 11h30, no Museu Histórico Abílio Barreto (av. Prudente de Morais, Cidade Jardim). Em 2007, Limão foi um dos ganhadores do prêmio BDMG Instrumental. E, em 2012, recebeu o prêmio "Marco Antônio Araújo", promovido pelo BDMG, como melhor CD de 2011. Desde então, faz shows com seu grupo divulgando seu trabalho inspirado na "Música Universal".

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por