Festa reúne gastronomia e cultura de Portugal em BH

Vinicius Luiz
07/06/2013 às 19:09.
Atualizado em 20/11/2021 às 18:56

Bolinho de bacalhau, caldo verde, pastéis de belém...Deu água na boca? Então que tal um vinho português pra acompanhar tudo? Neste sábado, Belo Horizonte celebra a 3ª Festa Portuguesa, que nesta edição, homenageia o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, além de marcar o encerramento do Ano de Portugal no Brasil. O evento será na Praça Marília de Dirceu, a partir das 12 horas.

Com uma comunidade de cerca de 10 mil pessoas em Minas Gerais, os portugueses tem raízes profundas com o estado, que vem desde a colonização. O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - MG, Fernando Dias, conta que uma nova leva de gajos está vindo para o Brasil. "Estamos invertendo a mão, antes o Brasil exportava mão-de-obra, mas agora muitos jovens portugueses estão vindo em busca de novas oportunidades de trabalho, principalmente nas grandes cidades".

Mais: aprenda a fazer http://www.hojeemdia.com.br/pop/bacalhau-a-setubal-1.132567

Muito além das relações econômicas e históricas que ligam os dois países, o estômago também une os dois povos. E a festa será uma grande embaixada da culinária portuguesa, que vai reunir restaurantes como Verde Gaio, Taberna Baltazar, Nómade Bar, Fragus Personal Chef & Bartenders e Caparica, além da Pizzaria 68, que vai servir pizzas de bacalhau e portuguesas. Quem for à feira também vai poder saborear "As francesinhas", sanduíche criado no norte de Portugal, com um recheio de carnes, queijo, presunto e coberto por um ovo frito.

Mas a feira não se resume a comidas e bons vinhos. Vai ser montado um rancho folclórico com danças típicas e fado. Além disso, o Haras Coudelaria Rigor vai fazer uma demonstração de adestramento de cavalos, sob a guia do cavaleiro Yago Alves. Ficou com vontade? O presidente da Câmara Portuguesa de Comércio reforça o convite: "Essa festa não é só pra portugueses, é para todos que apreciam e admiram a cultura de Portugal."

A entrada é gratuita, mas quem quiser pode levar um quilo de alimento não-perecível, que vai ser doado para crianças carentes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por