Festivais aquecem o inverno de cidades históricas em Minas

Clarissa Carvalhaes - Do Hoje em Dia
14/07/2012 às 10:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:33
 (Graveola/Divulgação)

(Graveola/Divulgação)

É chegada a hora de os festivais de inverno darem o ar da graça. Alguns começaram no início de julho, mas o circuito ganha fôlego a partir deste fim de semana, com diversas atividades.

São várias cidades mineiras que passam a receber até o final do mês seminários, oficinas, shows e tantas outras atrações que ora são gratuitas, ora cobram uma taxa quase sempre simbólica.

Em Diamantina, na região Central do Estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) distribuiu o festival que organiza em seis núcleos, chamados de “casas”. Neles, vários grupos de trabalho promoverão diversas formas de espetáculos, performances, shows, seminários, intervenções e mutirões.

O festival também fará de Diamantina palco para artistas como Naná Vasconcelos, André Abujamra, Rui Moreira, Graveola e o Lixo Polifônico, Eustáquio Neves, Jorge dos Anjos e grupos locais. Por lá, o festival acontece de 15 a 26 de julho.

Já as cidades de Ouro Preto e Mariana, também na região Central, recebem atividades conjuntas, promovidas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Haverá shows como o de Osvaldo Montenegro (neste sábado, 14, às 22 horas, em Mariana).

Nas duas cidades históricas, o festival de inverno acontece desde o último dia 8 e segue até domingo (22).

Poeta hemogenado

Bem próximo da capital, Itabira também já festeja o inverno com atrações culturais desde o início da semana. Hoje, a Concha Acústica (Campestre) recebe o pernambucano Sergio Andrade, a partir das 17h30.

Às 21h, o festival celebra os 110 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade com o espetáculo “Dança Sem Lugar”, da Cia de Dança 1° Ato. A atração será apresentada no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond Andrade, no Centro.

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) leva para a cidade da região do Campo das Vertentes o tema “Kairós, um tempo possível” e uma programação que aposta no roteiro gastronômico, cinema, oficinas e shows. O festival acontece de hoje até 28 de julho.

Preços e endereços de todas as atividades estão disponíveis nos sites oficiais dos festivais. Clique nas cidades para ser redirecionado para os sites: Diamantina; Ouro Preto e Mariana; Itabira; e São João del-Rei.


O que rola neste sábado nos festivais de inverno

Diamantina
A partir das 21 horas, no Espaço Cultural “Bar Meio Tom” (praça dr. Prado, 136, Centro), show com Luiz Egídio Tibães e Toninho Martins

Itabira
O cantor e compositor Fagner toca às 19h30, no espaço Concha Acústica (Campestre)

Ooro Preto e Mariana
Dentro do Conexão Festival, à meia-noite, acontece o show da Pedra Letícia, no Centro Acadêmico Escola de Minas (praça Tiradentes, 9, no Centro de Ouro Preto)

São João Del-Rei
Espetáculo “Eclipse”, do Grupo Galpão, às 20 horas, no Teatro Municipal

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por