Festival Chacoalha tem início com banda de Chicago

Hoje em Dia
22/10/2015 às 14:55.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:10
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Nesta quinta (22), Belo Horizonte recebe o primeiro dia do Festival Chacoalha, que vai ocupar cinco espaços da capital mineira em outubro e novembro. No Granfinos, o evento vai receber apresentações do grupo belo-horizontino Zimun e o Hypnotic Brass Ensemble, de Chicago, nos Estados Unidos.
Além de shows, o festival terá ainda debates, workshops e a produção de um vídeo com os participantes do evento, que tem foco sobre a música independente. A programação vai ser apresentada aos poucos por meio das redes sociais.

Jazz com rap
A musicalidade do Hypnotic Brass Ensemble remete diretamente à história de vida dos irmãos de Chicago. A música era parte da rotina desde que eram crianças: o pai dos garotos – o conceituado trompetista de jazz Phil Cohran – acordava os filhos às 6 da manhã para estudar seus instrumentos, antes mesmo de irem para a aula. Após a escola, a rotina diária incluía mais estudos. Além da influência jazzística que tiveram na infância, eles buscaram a própria, inspirados em grupos de rap como o Public Enemy. A banda tem oito discos e vários EPs lançados.

Inicialmente, os garotos costumavam tocar nas ruas da cidade natal. Eles contam, inclusive, que o nome surgiu quando se apresentavam em uma plataforma de metrô: um homem de terno perdeu vários trens enquanto os via tocar. Quando pararam, ele abordou os irmãos: “Vocês me hipnotizaram!”. Mais tarde, a banda se mudou para Nova York e gravou oito discos, além de vários EPs, conquistando crítica e público pelo mundo.

Serviço: Lançamento do Festival Chacoalha no Granfinos (av. Brasil, 326, Santa Efigênia). Quinta-feira (22), às 21h. R$ 25 (primeiro lote). Saiba mais aqui.

Confira o som da banda americana:

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por