Festival CURA traz shows e feira gastronômica à rua Sapucaí

Lucas Simões
lsimoes@hojeemdia.com.br
18/11/2018 às 14:39.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:53
 (Riva Moreira)

(Riva Moreira)

Transformada em um quintal coletivo no meio da cidade, com comida de rua, shows e oficinas gratuitas, a rua Sapucaí recebe durante todo o dia de domingo (18) o encerramento do festival CURA - Circuito de Arte Urbana. O projeto é o primeiro mirante de arte urbana do mundo e estampa pinturas gigantescas de artistas mineiros e de outros países em edifícios de mais de 50 metros de altura.

Mesmo sob um sol forte, dezenas de pessoas começaram a encher a rua Sapucaí desde às 10h. Com a rua fechada, entre a avenida Francisco Sales e Assis Chateaubriand, o público pode aproveitar para apreciar as imensas telas de artistas como Criola, Comum e Priscila Amoni, sentados em cadeirinhas de praia, no melhor estilo da Praia da Estação, movimento artístico e político refundador do Carnaval belo-horizontino e inspiração automática para o CURA.

“É uma ideia incrível, deixa muito linda a cidade e movimenta muita gente que não conhecia a efervescência da Sapucaí. Por que a galera do grafite e da street arte está toda qui. Antes, a Sapucaí não era tão conhecida como agora, mas tem tudo para ser uma  extensão da Praia da Estação. A tendência é só crescer”, disse a tatuadora Tarine Alchaar, que também participou do evento com um estande de flash tatto.

Em meio a muitos adolescentes à espera dos shows, a dona de casa Natália Muniz, que mora em um prédio em frente ao mirante, aproveitou para trazer os filhos de 2 e 5 anos para “passear em um quase clima de praia”, como ela diz. “Achei muito legal essa iniciativa de fechar a rua durante o dia, porque à noite já acontecem muitos eventos aqui. Mas, agora, de dia, está sendo uma experiência muito legal porque é tranquilo para crianças”, conta Natália.

Alinhado a ebulição cultural da rua Sapucaí, o proprietário e chef de cozinha do Dorsé Bar e Restaurante decidiu ceder as portas de seu estabelecimento para serem transformadas em painéis de grafite assinados pelo coletivo Bola 1. “Eu tive a ideia ontem, aproveitei que eles estavam com um estande vendendo camisetas na frente do meu bar, comprei as tintas e perguntei se eles não topavam fazer uma arte nas portas, numa espécie de sincronia com os painéis do mirante, vistos aqui da Sapucaí”, disse o empresário Elmo Barra.

Prestes a reabrir as portas no fim do mês após uma reforma, Barra explica que precisou dobrar o tamanho do bar, apostando na alta demanda da rua Sapucaí. “Em comecei aqui em 2014 e posso dizer com propriedade que nunca vi esse movimento aqui. Por isso, dobramos o tamanho da loja e a expectativa é dobrar o movimento”, analisa o empresário.

Até às 22h, a programação do CURA terá shows com SaltoSoundSystem Crew, as MCs Emily Roots, Mística e FBC, além de discotecagem da DJ Gabii Nas (Batekoo BH).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por