Lagoa Santa, na Grande BH, sediará um festival artístico inteiramente on-line (no YouTube), de 6 a 9 de maio. Serão várias atrações, incluindo música, dança, documentários, fotografia e artes visuais apresentados por artistas da cidade onde foi encontrado o fóssil humano mais antigo das Américas.

De acordo com os organizadores, o festival Terras de Luzia (veja o Instagram aqui) promete levar ao público uma experiência diferenciada em relação às lives que se tornaram comuns desde o início do isolamento social motivado pela pandemia. O público ainda poderá interagir com as apresentações enviando mensagens e perguntas.

"O espectador irá fazer uma visita ao passado e conhecer Lagoa Santa e as suas principais festas populares através de documentários que contam essa história. Tudo será transmitido diretamente do auditório da escola Dr. Lund, em um palco com estrutura pensada exclusivamente para o festival", afirmou Heverson Santos, diretor da HD Eventos.

Heverson relembra que o festival irá apresentar atrações com cerca de 30 artistas que têm ligação com a cidade. "Dessa forma, vamos contar um pouco da história dessa região tão importante do ponto de vista histórico e arqueológico. Afinal, o crânio de Luzia é uma peça chave para entendermos como nossos antepassados perpetuaram nossa espécie no planeta em que vivemos".

Programação

Quinta-feira (6/1), a partir das 19h
DOC Lagoa Santa - Passado, Presente e Futuro (parte 1)
Mestre Gercino Alves e Irmandade dos Atores da Pândega
DOC Lagoa Santa - Festas Populares (parte 1)
Belkiss Amorim
Dan Mariano

Sexta-feira (7 de maio), a partir das 19h
DOC Lagoa Santa - Festas Populares (parte 2)
Cosmo
Belkiss Amorim convida Mestre Gercino Alves
DOC Lagoa Santa - Passado, Presente e Futuro (parte 2)
Lenysson Cunha
João de Ana

Sábado (8 de maio), a partir das 19h
DOC Lagoa Santa - Passado, Presente e Futuro (parte 3)
Alessandra Visentin
Monofonia
DOC Lagoa Santa - Festas Populares (parte 3)
Limão Capeta
Jeff Meinberg

Domingo (9 de maio), a partir das 16h
DOC Lagoa Santa - Festas Populares (parte 4)
Alves
Raul Mariano
Tiago Alencar
DOC Lagoa Santa - Passado, Presente e Futuro (parte 4)
Juan Fernandes
Philippe Lobo

O evento

A curadoria do evento foi realizada pela HD Eventos, com a colaboração de agitadores culturais da cidade e apoio de membros do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.

O festival será realizado com recursos da Lei Federal n°14.017/20 (Lei Aldir Blanc), por meio do edital n°16/2020, no âmbito do Estado de Minas Gerais. Além disso, a Inetvip, Diretoria de Turismo e Cultura e a Escola Municipal Dr. Lund apoiam a iniciativa.

Leia mais:
Brasil recebe 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer nesta quinta-feira
ALMG autoriza venda de 65 imóveis estaduais pelo governo de Minas
'Recomeça Minas' também fixa pagamento único de R$ 500 a mais pobres e zera ICMS da cesta básica