O Festival de Inverno, evento realizado tradicionalmente pela UFMG em julho, foi adiado por causa da pandemia de Covid-19 e será realizado entre os dias 14 e 23 deste mês, com uma programação 100% on-line e gratuita. Todas as atividades podem ser conferidas aqui.

A 52ª edição do projeto terá palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas com transmissão ao vivo pelo YouTube, além de exposições virtuais e o lançamento de publicações digitais com trabalhos inéditos de pensadores brasileiros.  

Toda a programação está centrada no tema “Mundos possíveis: culturas em pensamento”. A intenção é promover uma discussão sobre o papel e o sentido da cultura em um contexto de crise e reclusão social.

Destaques

Uma das principais atividades é o Seminário Culturas em Pensamento, que será transmitido ao vivo pelo youtube.com/culturaufmg, sem necessidade de inscrição prévia. Entre os convidados para o debate, estão pensadores, filósofos, ativistas, líderes quilombolas e indígenas, como Kdu dos Anjos (16/9), Conceição Evaristo (17/9), Ailton Krenak (18/9) e Cao Guimarães (19/9). Quem quiser certificado de participação deve se inscrever aqui.

Além disso, parte das atividades do Festival de Inverno está integrada ao IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (Forcult), que acontece entre 21 e 23 de setembro. A abertura será feita pelo ex-ministro da Cultura e ex-secretário de Cultura de Belo Horizonte Juca Ferreira, que discutirá “O papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura”. A palestra acontece no dia 21, às 15h.

Um dos destaques é o projeto Ô de Minas, que a cantora Mônica Salmaso apresentará em horários variados entre os dias 18 e 23. Será uma série com seis vídeos de encontros musicais entre a cantora e os mineiros Rafael Martini, Alexandre Andrés, Davi Fonseca e Sérgio Santos. As apresentações seguem os moldes do projeto Ô de Casas, uma série de encontros musicais entre a cantora e grandes nomes da música brasileira, que ela vem disponibilizando desde o início da pandemia.

Haverá ainda a produção da série de ensaios “Mundos Possíveis”, em que 18 pensadores da contemporaneidade refletem sobre a arte e a cultura sob o viés das novas realidades. Eles produzirão textos inéditos, para o evento, que serão distribuídos gratuitamente nas redes do evento. Posteriormente, os ensaios serão compilados no e-book Mundos Possíveis.

Haverá ainda apresentações do bailarino e coreógrafo Rui Moreira, do ator mineiro Felipe Oládélè, da performer, bióloga e defensora da Amazônia Uýra Sodoma, entre outros.

Serviço:

52º Festival de Inverno UFMG - Mundos possíveis: culturas em pensamento: 14 a 23 de setembro de 2020

Transmissão: www.youtube.com/culturaufmg

Programação: ufmg.br/festivaldeinverno

Inscrições Seminário Culturas em Pensamento: https://www.sympla.com.br/seminario-culturas-em-pensamento---52-festival-de-inverno-ufmg__942994