O Dia das Crianças é na segunda-feira (12), mas a programação cultural da cidade dedicada aos pequenos não estará restrita unicamente a esta data. Neste fim de semana e durante os próximos dias, haverá eventos em vários lugares da capital mineira – especialmente porque boa parte das escolas não terá aulas na próxima semana.

Mais uma vez, o “Festival SACI – Sociabilização, Arte e Cultura na Infância” vai salvar a vida de mamães e papais que têm de caçar o que fazer na “semana do saco cheio”. Entre segunda a quinta-feira, o Teatro Sesiminas (rua Padre Marinho, 30) e a Praça da Liberdade recebem oficinas e espetáculos de música e dança, além da Brinquedoteca e do Cantinho do Livro.

A programação tem início com o “Eletronika Kids”, que leva oficinas e música para as crianças na Praça da Liberdade.

Na quarta-feira (14), às 14h, no Teatro Sesiminas, é a vez de a Cia de Dança Sesiminas estrear o balé infantil “Pica-Pau Rei na Estrada Real”, contando com a abertura da Orquestra Jovem Sesiminas. As atrações têm, como ingresso, 1kg de alimento não perecível.

No mesmo dia, o “Festival SACI” oferece a Oficina de Dança com a Cia de Dança Sesiminas, no próprio foyer do teatro. Realizada para crianças de 6 a 10 anos, a oficina tem duas turmas: uma das 10h às 11h30, e outra das 17h às 18h30. A capacidade é de 35 alunos por classe e a entrada é gratuita.

Outra oficina acontece terça e quarta-feira (14), para crianças a partir dos 7 anos. Trata-se de “A Oficina Gigante com Flores – para Conhecer Leonilson”, ministrada por Esther Mourão (Ticha) sobre o artista plástico José Leonilson Bezerra Dias – que sempre teve um toque lúdico em seu trabalho. As aulas serão dividas em duas turmas, com 25 alunos em cada. O primeiro horário é das 9h às 12h, e o segundo das 14h às 17h.

Destaque
A programação de quinta-feira (15) promete ser a mais concorrida. Às 19h30, no Teatro Sesiminas, haverá apresentação do grupo Palavra Cantada. Anteso, às 10h e às 17h, o Grupo Amaranto oferece uma oficina de música para os pequenos no foyer do teatro.

Também na quinta-feira (15), o festival realiza, no foyer do teatro, a oficina “Parque Gráfico para Crianças”, em parceria com o Ateliê Volante. A atividade, destinada a crianças de 8 a 12 anos, tem como objetivo proporcionar ao público infantil um contato criativo com as artes gráficas.

As oficinas têm vagas limitadas e inscrições, gratuitas (informações: 3227-7331). O show do Palavra Cantada tem ingresso a R$ 50 e R$ 25 (meia). A entrada para a apresentação do balé da Cia de Dança Sesiminas pode ser trocada por um quilo de alimento não perecível.