Festival 'Sai da Rede' chega a BH trazendo artistas que fazem sucesso no mundo digital

Vanessa Perroni
vperroni@hojeemdia.com.br
27/03/2017 às 19:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:54

Com a ideia de dar corpo ao que rola no universo da música no meio digital, surgiu o festival “Sai da Rede”. Já na quarta edição, o evento desembarca pela primeira vez em Belo Horizonte, no CCBB-BH, e traz cinco shows para a cidade, a partir de amanhã.

A programação reúne nomes que nem sempre aparecem na chamada grande mídia, mas bombam na internet. Uma amostra de que o consumo de música mudou. Basta ver o crescimento dos serviços de streaming. “O público jovem está consumindo muito pela internet. E são bandas que não tinham a oportunidade de se apresentar para esse público. Resolvemos promover esse encontro”, explica a produtora executiva e curadora do festival, Amanda Menezes.

O critério para a escolha dos artistas passa pela forma como trabalham as ferramentas on-line e a estética artística. “A programação é plural. Nos preocupamos em colocar artistas de várias regiões do país e diferentes estilos musicais”, garante a curadora. Mesmo guiados pela questão artística, a edição acabou reunindo bandas que discutem temas muito atuais, como empoderamento feminino, igualdade social e liberdade de gênero.

 Programação

 Jonas Tucci / Divulgação Música folk com viés romântico no trabalho do carioca Rubel


Quem abre o festival na capital mineira é a banda goiana Carne Doce, que possui canções feministas e engajadas no repertório Em seguida vem o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira, formado pelo mineiro Rafael Acerbi, a cantora paulista Raquel Virgínia e a baiana Assussena Assussena, ambas transexuais. As canções debatem questões de gênero, falam do cotidiano das mulheres e de intolerância. Acompanhadas por uma melodia que bebe na fonte do movimento tropicalista. Kelvin Yule / Divulgação 
A rapper Tassia Reis canta sua própria história 

 O folk ganha lugar com o popular músico carioca Rubel. MC Flora Mattos dá lugar ao hip hop no penúltimo dia. E quem fecha a edição mineira é Tássia Reis e Russo Passapusso, com um trabalho que mescla rap, reggae e a cultura do Sound System jamaicano. “Há uma demanda por shows desses artistas. Tanto que os ingressos para a maioria dos dias já esgotaram”, comemora Amanda. “Nas primeiras edições tivemos nomes como Gaby Amarantos, Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci, que agora despontam na grande mídia. Acho que estamos no caminho certo”.

O público, ela garante que é predominantemente jovem universitário na faixa dos 20 anos. “Chegamos em uma galera que nem sempre tem o costume de ir ao teatro, ou frequentar esses espaços. Estamos criando uma nova relação com a cidade”.

Serviço: O “Sai da Rede” ocupa o CCBB (Praça da Liberdade, 450), a partir de amanhã, com shows até 2 de abril. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por