Festival Traço reúne Ram, Madame Rrose Sélavy e Coletivo Dinamite n’A Autêntica

Hoje em Dia
16/07/2015 às 16:00.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:56
 (Nereu Jr./ Divulgação)

(Nereu Jr./ Divulgação)

Planejado para incluir 12 bandas mineiras e 16 artistas gráficos no intervalo de um ano, o festival Traço – música e desenhos ao vivo encerra sua primeira etapa no dia 24 de julho, sexta-feira, n’A Autêntica.

A mistura de apresentações sonoras e visuais já é conhecida pelo público: durante as performances dos músicos, os ilustradores se inspiram pelo som para criar desenhos e narrativas, que são transportadas para o telão da casa que recebe o evento.

Agora, o espaço abre suas portas para as bandas Ram, Madame Rrose Sélavy e Coletivo Dinamite, acompanhadas pela dupla de desenhistas do projeto Luiz vs. Zé, pela quadrinista Bianca e pelo artista gráfico Bruno Rios. Além das performances, o evento recebe bancas para a venda de publicações independentes e CDs.

Apresentações

O grupo Ram, criado em 2008 pelo cantor e compositor Paim, se orienta pelas vertentes do blues-rock, folk, soul, free-jazz e kraut. O álbum de estreia da banda, Orange Orgio Orbis, foi lançado em 2011 com 15 faixas autorais e a participação de 12 músicos. Ram já se apresentou no circuito de bares, universidades e festivais de Minas Gerais, como Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, Grito Rock, Conexão BH e Mostra Compositores.BR.

Para acompanhar a banda, foi escalada a dupla do projeto Luiz vs. Zé. Os artistas gráficos Luiz Moreira e José Lara utilizam-se do traço em preto e branco para abordar temas como libertinagem e extravagância. Em 2015, eles lançaram sua segunda publicação, intitulada Fantasia. Também organizam e participam de feiras e outras publicações, como a revista A Zica.

A segunda dobradinha da noite fica por conta da banda Madame Rrose Sélavy e da criadora da página “Anna Bolenna: a perturbada da corte”, Bianca. O conjunto define seu som como electro-frevo-bossa-punk. Os clipes do grupo, que tem atuação em diversas áreas culturais, circulam mundialmente por canais de TV especializados: MTV da Inglaterra; dos Estados Unidos; de Israel; da Coréia do Sul; da Hungria; da Austrália; da América Latina; da Ásia e da África. Também estão na grade do VH1 da América Latina, incluindo o Brasil. Este ano, a banda lançou seu oitavo álbum de estúdio: Carnaval dos Bichos.

Fã de Mafalda e Aline, Bianca sobe ao palco para colocar sua voz no papel por meio de suas ilustrações. A artista iniciou seu trabalho com tiras e histórias publicadas na página do Facebook “Anna Bolenna: a perturbada da corte” e, em menos de dois anos de existência, a fanpage já conta com mais de 150 mil curtidas. Em 2015, Bianca viabilizou seu primeiro livro pela plataforma de financiamento coletivo Catarse. A desenhista integra, ainda, o grupo de mulheres ZiNas, que dialoga com movimentos feministas e cultura underground por meio da produção de zines, gravuras, ilustrações para canecas e ímãs de geladeira.

Encerrando a noite e a primeira temporada do Traço, o Coletivo Dinamite representa o encontro de manifestações das culturas negra e urbana. O som do grupo embala o público do festival com a mistura de estilos como soul, rap, rock, afrobeat, dub e funk. O Coletivo lançou três trabalhos: a coletânea virtual Mil Fita (2009) e os EPs Coletivo Dinamite (2012) e Velhos sons, nova escola (2013). Já tocou em eventos como Conexão BH, Cidade Hip Hop, Festival de Arte Negra e Verão Arte Contemporânea.

A parceria fica completa quando o artista Bruno Rios se integra ao coletivo. Ele explora territórios na arte contemporânea ao mesmo tempo em que usa técnicas tradicionais. “Corpo Tangente” (2013), exposição de sua autoria, ficou em cartaz por um mês no Palácio das Artes. Bruno Rios venceu o terceiro lugar em “Exposição dos finalistas do Prêmio EDP nas Artes” (2014, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo) e, em 2011, ganhou o prêmio de melhor artista individual na mostra EBA-UFMG.

Traço – música e desenhos ao vivo

Ram com Luiz vs. Zé; Madame Rrose Sélavy com Bianca; Coletivo Dinamite com Bruno Rios
A Autêntica (r. Alagoas, 1172, Savassi) a partir das 21h.
Ingressos: R$ 25 (preço único)
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por