A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais inicia nesta quinta (1º) a campanha de assinaturas para a Temporada 2016, na Sala Minas Gerais. Intitulada “Nossa!”, em referência à expressão utilizada pelo público após os concertos, e também no sentido de pertencimento, a programação do próximo ano mescla o confortável – obras já conhecidas – , com o instigante. “Isso promove uma diversidade no repertório. E tem agradado ao público”, garante o diretor artístico e regente titular da Filarmônica, Fabio Mechetti. A primeira apresentação do ano será em 18 de fevereiro.

Obras de Brahms, por exemplo, serão revisitadas “para ver como elas funcionam na Sala Minas Gerais”, explica Mechetti. Entre as obras ainda não executadas, estão duas peças de Tchaikovsky.

Mozart, o homenageado

Como em “time que está ganhando não se mexe”, conforme brinca o maestro, a Temporada 2016 mantém a mesma estrutura, com as quatro séries (Allegro, Vivace, Presto e Veloce) e o “Fora de Série”, realizado aos sábados. “O que muda são os temas”, pontua o regente.

Esta edição traz Mozart como compositor homenageado, em nove concertos. “Dividimos em facetas, como a primeira obra que ele escreveu antes dos dez anos de idade, e peças que compôs para pessoas da família”, exemplifica.

O público também vai conferir uma ópera semiencenada, a “Così fan tutte” (“Assim fazem todas elas”). “É uma das mais celebradas de Mozart. Como não temos estrutura para ópera, vamos fazer uma versão adaptada, com a Orquestra atrás do palco”, frisa.

Serão 57 concertos de assinatura, além das apresentações nas praças, turnês estaduais e a série “Concertos para Juventude”. Alguns nomes que já se apresentaram com a Filarmônica retornam em 2016, como Arnaldo Cohen, Fábio Zanon e a pianista russa Natasha Paremski.

Dentre os novos, a pianista venezuelana Gabriela Montero, a violinista canadense Lara ST. John e regentes iniciantes como Tobias Volkmann e Marcelo Lehninger.

Renovação de assinaturas desta quinta a 19/10. Novas assinaturas de 12/11 a 30/1. Na bilheteria (Rua Tenente Brito Melo, 1090) ou no site filarmonica.art.br. Pacotes entre R$276 e R$1.882. Informações: 3219-9009.

O maestro Fábio Mechetti fala mais sobre a temporada 2016 da filarmônica. Confira!